Nova entidade quer o desenvolvimento sustentável com base em preceitos da ONU
Objetivo da Associação dos Mineradores de Ferro do Brasil é buscar diálogo cada vez maior com a sociedade e incentivar integrantes a realizar boas práticas.

AMF reúne as diversas empresas mineradoras de ferro do Brasil. (Foto: Stufio k)
Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do setor de mineração de ferro no País foi criada nesta semana, durante solenidade em Belo Horizonte, a Associação dos Mineradores de Ferro do Brasil (AMF).
A entidade busca ampliar o diálogo com a sociedade e promete guiar-se pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa forma, estimula seus associados a adotar as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
A AMF reúne as diversas empresas mineradoras de ferro do Brasil e tem o compromisso de promover o desenvolvimento econômico e social do setor, aliado à preservação do meio ambiente e o res- peito aos direitos humanos. A associação busca também fomentar a troca de conhecimento e experiências entre os associados, além de promover iniciativas conjuntas que contribuam para a susten- tabilidade do setor.
O setor de mineração de ferro tem um papel estratégico para a economia brasileira, sendo responsável por uma parcela significativa da geração de empregos e da arrecadação de impostos. O setor é responsável por 2,4% do PIB e gerando cerca de 200 mil empregos diretos e mais de 2 milhões indiretos.
No entanto, a atividade também pode gerar impactos negativos no meio ambiente e na sociedade. A AMF busca, através da adoção de boas práticas e da promoção do diálogo com a sociedade, minimizar esses impactos e promover um desenvolvimento mais justo e sustentável.
De acordo com o presidente da AMF, João Alberto Paixão Lages, o setor de minério de ferro representa o segmento produtivo mais importante dentro da mineração e está focado na produção de um insumo essencial para o desenvolvimento e para a qualidade de vida das pessoas e da preservação ambiental.
“Os associados estão comprometidos com um esforço de melhoria contínua de nossa indústria, numa busca constante das mais moder- nas técnicas e práticas produtivas, no atendimento à legislação e nas relações transparentes com as comunidades e demais atores sociais, incluindo os poderes constituídos, os órgãos ambientais e reguladores, nossos fornecedores e empregados”, afirma.
Segundo ele, tudo isso é amparado em uma proposta de diálogo aberto, transparente e permanente com toda a sociedade. “A enti- dade sabe da importância socioeconômica, das muitas oportuni- dades de melhorias que temos pela frente, em todos os segmentos associados à nossa operação, e temos claro que, através do diálogo permanente, construiremos um futuro melhor para todos”, destaca.
A AMF é uma iniciativa pioneira no setor de mineração de ferro no Brasil e representa um marco importante para o desenvolvimento sustentável do país. A associação acredita que a união de esforços e a colaboração entre as empresas do se tor são fundamentais para a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos.
Fotos: Studio K