Nova Lima assina contrato de PPP para iluminação pública; veja o que muda
Assim que começarem as operações, concessionária vencedora deve trocar as lâmpadas obsoletas pelas de LED e fazer a telegestão nas vias de acesso rápido da cidade.

Prefeito de Nova Lima destaca que a parceria é uma alternativa para atrair mais investimentos para a cidade, sobretudo em infraestrutura. (Foto: Divulgação CC/PNL)
A Prefeitura oficializou, nesta quarta-feira, 26, o contrato da concessão administrativa para prestação dos serviços da Parceria Público-Privada da Iluminação Pública. De acordo com o contrato, a concessionária tem até 120 dias para assumir o parque de iluminação, dando início à etapa de manutenção e operação, seguida da modernização.
O consórcio vencedor do processo licitatório foi o Nova Lima IP, composto pelas empresas BMPI Infra S/A; Construtora Remo Ltda.; Conata Engenharia Ltda. e Infracon Engenharia e Comércio Ltda.
Todo o serviço vai sair para a Prefeitura de Nova Lima por R$384 mil mensais, a serem pagos conforme o índice de desempenho e cumprimento contratual da concessionária, durante o prazo de concessão de 13 anos.
A previsão é de que a PPP promoverá a redução de mais de 50% no valor da conta de luz paga pelo município.
Para o Prefeito João Marcelo Dieguez, a parceria público-privada é uma alternativa moderna de gestão, mais eficiente para atrair mais inves- timentos para a cidade, sobretudo em infraestrutura.
“A PPP é um importante passo que damos rumo a uma nova forma de encontrarmos soluções para os desafios de infraestrutura que temos como gestores públicos numa cidade territorialmente muito ampla, como é Nova Lima. É um dos passos para a Nova Lima 2040, a cidade que queremos para daqui a menos de duas décadas e que vislumbramos mais tecnológica, inovadora, turística e criativa, graças aos movimentos que estamos realizando, desde o início de nossa gestão”, ressalta.
Parque
Na fase de modernização estão pre-vistos, por exemplo, serviços como a troca de lâmpadas obsoletas pelas de LED, adequação da altura e posição dos postes, e a implantação da telegestão nas vias de acesso rápido da cidade, para permitir o controle remoto destes pontos.
As substituições e adequações serão iniciadas, bem como a instalação dos novos pontos, tanto em áreas ainda não atendidas por iluminação pública, quanto para suprir as necessidades decorrentes de uma futura expansão do município.
Com a implantação da tecnologia de telegestão nas vias de acesso rápido, que também consta no projeto, o operador da rede consegue saber exatamente a localização de cada ponto de luz, recebendo instantaneamente informações sobre seu desempenho ou possíveis falhas no equipamento, providenciando a manutenção de forma mais ágil. Está prevista ainda a possibilidade de serem contemplados serviços acessórios para tornar a cidade mais inteligente, como wi-fi gratuito no município e câmeras de segurança.

João Marcelo Dieguez assina o documento da prestação dos serviços da PPP da iluminação pública (Foto: Divulgação CC/ PNL)
Manutenção
Até que a empresa comece a operar, os canais de comunicação para reportar necessidade de manutenção continuam os mesmos.
Saiba mais: Em caso de lâmpadas apagadas, lâmpadas acesas durante o dia, ou lâmpadas intermitentes ligue 08000331825, whatsapp (31) 92220496 ou por e-mail vagalumeatendimento@gmail.com