Novo presidente da ALMG garante o permanente diálogo com o Poder Executivo em prol da população
Eleito por unanimidade, jovem deputado Tadeu Martins Leite se diz orgulhoso em pertencer ao “altar cívico da democracia mineira”.

Foto: Willian Dias
O novo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite, afirmou que sua gestão será pautada no diálogo e a relação com o Executivo será de transparência. O jovem deputado, que foi o único candidato para dirigir a casa legislativa do Estado pelos próximos quatro anos, tomou posse nesta quarta-feira, 1º, junto com os demais membros da Mesa Diretora.
Sobre os projetos de lei de interesse do governador, entre eles, o que autoriza a adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o presidente disse que serão muitas as discussões e que as prioridades serão decididas com os líderes. Ele afirmou ainda que aguarda a conformação dos blocos parlamentares.
Tadeu Martins Leite destacou também o compromisso do Parlamento com a representatividade dos cidadãos mineiros em sua pluralidade e a defesa dos interesses da população das diversas regiões do Estado. “O principal objetivo desta Casa é o trabalho mais próximo da população”, ressaltou.
Além de agradecer a confiança dos demais deputados e deputadas, o novo presidente destacou o sentimento de orgulho de pertencer ao Parlamento mineiro, na definição dele um “altar cívico da democracia mineira”. Também lembrou suas origens no Norte de Minas, região que volta a ter um representante na presidência da ALMG após 50 anos.
“O sertão está dentro da gente, como bem disse o escritor Guimarães Rosa. O Parlamento está cada vez mais representativo e plural e nosso trabalho será incansável para melhorar a vida de quem mais precisa. A qualidade de vida dos mineiros estará sempre no centro dos debates”, afirmou.
Leite propôs ainda aos colegas parlamentares um olhar reflexivo sobre a atuação do Parlamento mineiro, destacando os avanços obtidos na última gestão. “O Parlamento é independente e atua em harmonia com os demais Poderes do Estado. O diálogo que resultou na candidatura única seguirá agora após a eleição da Mesa. Não são os homens, mas são as ideias que brigam, como nos ensinou Tancredo Neves”, pontuou.
Ele também lembrou as prerrogativas constitucionais do Poder Legislativo, previstas no artigo 2º da Constituição Federal. “É o Legislativo que começa o processo político. O que se espera das instituições é que cada uma cumpra o seu dever. Nós, deputados e deputadas, somos legitimamente as vozes de mais de 20 milhões de mineiros”, acrescentou.
O novo presidente também elogiou o corpo técnico de servidores da ALMG, na definição dele o “parlamento mais eficiente do Brasil”. E destacou o marco histórico da eleição da deputada Leninha, uma parlamentar negra, para a 1ª-vice-presidência.
Quarto Mandato
Eleito por unanimidade pelos colegas (75 votos), o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite, está em seu quarto mandato no Legislativo estadual. Venceu sua primeira eleição em 2010, aos 23 anos de idade, tornando-se o deputado estadual mais jovem da história do Estado até então.
Na última legislatura, foi o 1º-secretário da Assembleia de Minas. Na legislatura anterior, foi líder da Maioria e fez parte do Bloco Minas Melhor, composto por 33 dos 77 deputados. Também presidiu a Comissão Extraordinária de Acerto de Contas entre Minas e a União e foi vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça.
Foi também o mais jovem secretário de Minas Gerais, quando se afastou temporariamente do mandato de deputado ao ser nomeado em fevereiro de 2015 para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana. No cargo, coordenou a Força Tarefa criada pelo Governo de Minas para avaliar as consequências da tragédia de Mariana (Região Central), causada pelo desmoronamento de barragem da mineradora Samarco, e reativou o processo de regularização fundiária urbana no Estado, entre outras ações.

Foto: Daniel Protzner