
Novo presidente do Sebrae Minas promete manter alinhamento com a entidade nacional
Marcelo de Souza e Silva reitera o foco nos pequenos negócios que são os maiores empregadores do Brasil.

O atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva, assume já em janeiro de 2023 o cargo de novo presidente do Sebrae Minas. Seu nome foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da entidade na semana passada e ficará no cargo por quatro anos. Ele substitui Roberto Simões, que ocupou a presidência da instituição em duas gestões: 2007- 2010 e 2019-2022.
Os atuais superintendente e diretor de operações do Sebrae Minas, respectivamente Afonso Maria Rocha e Marden Marcio Magalhães, foram reeleitos para o próximo mandato. O atual subsecretário de desenvolvimento regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Douglas Cabido, foi eleito para o cargo de diretor técnico. Também foram eleitos os membros (titulares e suplentes) do Conselho Fiscal para o período de 2023 a 2027.
Marcelo de Souza e Silva participa do CDE do Sebrae Minas há mais de 20 anos. Formado em Administração e Contabilidade, foi diretor da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) entre 2007 e 2009; secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário da Regional Centro-Sul da Prefeitura de Belo Horizonte entre 2013 e 2015.
“Tenho a missão de dar continuidade a esse trabalho, e conto com todos os colaboradores do Sebrae Minas, com este conselho, mantendo sempre o alinhamento com o Sebrae Nacional”, afirma o novo dirigente. Segundo ele, toda essa articulação é muito importante para manter o foco nos pequenos negócios, que são os maiores empregadores do Brasil e precisam realmente do apoio do Sebrae para garantir a sustentabilidade de suas atividades. O Conselho Deliberativo do Sebrae Minas é composto por 15 instituições: Banco do Brasil, BDMG, CDL-BH, Caixa, Ciemg, Faemg, Fapemig, Fecomércio, Federaminas, Fiemg, Indi, Ocemg, Sebrae Nacional, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). A presidência do conselho é definida a cada quatro anos, com alternância entre representantes dos setores do comércio e serviços, indústria e do agronegócio.
Com sede em BH, o Sebrae Minas está presente em 55 microrregiões e conta com uma rede de atendimento composta por mais de 500 pontos, sendo 58 agências próprias e o restante pontos de entidades parceiras, abrangendo os 853 municípios mineiros. A instituição oferece produtos e serviços para empreendedores em diversos estágios de desenvolvimento, e ajuda a iniciar, diversificar ou ampliar a atuação dos pequenos negócios do Estado.