O luxo é verde: prédio no bairro de Lourdes traz plantas nativas na fachada

Com o Petra 1275, as incorporadoras Trena e Pentagna apresentam um novo conceito de empreendimento e arquitetura para Belo Horizonte.



Imagine tomar seu café da manhã em um jardim, ouvindo o canto dos pássaros e apreciando as cores e as formas das plantas nativas. Agora, imagine-se fazendo isso dentro do seu apartamento.


Essa é a proposta do Petra 1275, lançamento das incorporadoras Trena e Pentagna no coração do bairro de Lourdes. Um edifício contemporâneo, verde e pulsante em uma das esquinas mais nobres da região, em frente ao Minas I.


O paisagismo é assinado pelo renomado escritório paulista Cardim Arquitetura Paisagística e contempla espécies nativas da Mata Atlântica que ajudam a compor uma fachada viva, com jardim na sala e na varanda de todos os apartamentos.


CARDIM ARQUITETURA PAISAGÍSTICA


Com um significativo portfólio em grandes empresas e com projetos de ampla visibilidade, a Cardim Arquitetura Paisagística realiza um trabalho inovador nos centros urbanos, resgatando a natureza original por meio da especificação de plantas nativas dos biomas locais.


“Embora o Brasil seja o país com o maior número de espécies de plantas em todo o mundo, cerca de 90% das espécies comumente usadas em paisagismo são de origem estrangeira. Quando proponho espécies nativas, ajudo a reequilibrar o ecossistema. Isso significa alimento para polinizadores e para os pássaros nativos que, por sua vez, ajudam a combater pragas urbanas como baratas, cupins e mosquitos”, diz o diretor do escritório, Ricardo Cardim.


A missão é construir cidades mais sustentáveis e modernas, onde homem e natureza convivam em harmonia. Em maio de 2022 será lançado o livro “Paisagismo Sustentável para o Brasil”, com patrocínio da Trena Construtora e da Pentagna Incorporadora e com autoria de Ricardo Cardim. e linguagem acessível e baseado na ciência, o livro foi escrito ao longo de sete anos e busca compreender o passado, o presente e o futuro do paisagismo sustentável no Brasil.


Para os apartamentos do Petra 1275, foram escolhidas as forrações Azulzinha e Vedélia, e os arbustos Carqueja, Caliandra Rosa, Clúsia, Burle Marx, Cara de Cavalo, Filodendro Corcovadense, Guaimbê e Xanadu.


Segundo Ricardo Cardim, “as espécies escolhidas para o Petra são nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, típicas da região. A ideia é apresentar para as pessoas a beleza da biodiversidade de Belo Horizonte e resgatar as frutas nativas que compunham os quintais coloniais no passado.”


JARDIM DENTRO DO APARTAMENTO


Engana-se quem pensa que a fachada verde é de difícil manutenção. No Petra 1275, o jardim dos apartamentos conta com irrigação automatizada (com sensor de chuva e de vazão), iluminação padronizada e manutenção garantida pelos incorporadores por 12 meses. Na convenção de condomínio, serão definidas as regras de cuidado e de manutenção.


As janelas, que vão quase do piso ao teto, permitem que o jardim esteja praticamente dentro do apartamento, passando a fazer parte da decoração, sendo visíveis tanto dentro quanto fora do edifício. Isso cria um ambiente mais aconchegante e aumenta a qualidade de vida dos moradores.


“A fachada viva tem um papel de filtro. Graças à densidade, ela consegue melhorar a umidade do ar e o conforto térmico, além de conter barulho, filtrar poeira, abrigar biodiversidade e combater pragas urbanas.”, explica o CEO da Pentagna Incorporadora, Gabriel Pentagna Guimarães


BH DE VOLTA ÀS RAÍZES


As vantagens do cultivo de plantas nativas são inúmeras. Diferentemente das espécies invasoras, as nativas já estão adaptadas ao ambiente da cidade e, por isso, a manutenção é mais simples e sustentável.


É importante ressaltar que as vantagens não se limitam aos moradores do Petra 1275 — toda a cidade ganha. Conhecida como “cidade jardim”, Belo Horizonte perdeu muito de seu bioma nativo com a chegada de espécies invasoras. A fachada viva do empreendimento colabora para retomar e para fortalecer a identidade verde de BH em sua verdadeira essência.


“Considero esta pele verde do prédio como uma máquina de qualidade de vida e de saúde pública”, afirma Gabriel Pentagna Guimarães.


A ASSINATURA DO REQUINTE


O projeto arquitetônico do Petra 1275 foi desenvolvido pelo renomado escritório Torres Miranda Arquitetura, reconhecido pelo conceito, originalidade e design diferenciado que emprega em seus projetos. Os interiores têm a assinatura do também renomado Leonardo Rotsen Arquitetura.


O alto padrão está presente em cada detalhe do projeto. A fachada é 100% revestida em sistema aerado, que garante maior vida útil e proporciona maior conforto térmico e acústico. Na área de lazer, o forro também possui tratamento para atenuação acústica.


Os apartamentos contam com tratamento acústico com a mais alta norma de desempenho nos pisos e esquadrias, possuem previsão para aquecimento de toalha nos banheiros e muitos outros diferenciais luxuosos, como acabamentos em mármore travertino, porcelanato florim e madeira. O terreno de esquina, com 30 metros de frente, permite um melhor aproveitamento de luz natural, bem como garante boa ventilação e privacidade para os moradores.


UM RESPIRO NO BAIRRO DE LOURDES


Reconhecidas pelos projetos luxuosos, a Trena Construtora e a Incorporadora Pentagna se uniram para elevar o alto padrão ao máximo.


Para o diretor da Trena Construtora, Bruno Otávio Bouissou, “um dos valores que compartilhamos é trazer impacto positivo para os bairros em que construímos. O Petra 1275 cumpre essa missão com excelência. É um produto feito para pessoas que apreciam e valorizam o verde”.


Em breve, Belo Horizonte terá um empreendimento único, que aproxima a natureza do dia a dia dos moradores e que embeleza a vista urbana, proporcionando um momento de respiro para a cidade.




FICHA TÉCNICA: Petra 1275


  • Um apartamento por andar

  • 4 vagas de garagem para todos os apartamentos

  • 4 quartos

  • Plantas flexíveis e personalizáveis

  • Mármore Travertino na sala, varanda e lavabo

  • Banheiros em Mármore Branco escovado

  • Piso sólido de madeira nos corredores e quartos

  • Cozinha e área de serviço com piso em Florim

  • Área de Lazer: - Gourmet Festas; - Gourmet Garden; - Sauna; - Piscina; - Academia; - Espaço Kids.

  • R. Antônio de Albuquerque, 1275, Lourdes, Belo Horizonte