O que está escondido por trás dos excessos?

Comer demais, beber demais, gastar demais, acumular demais; tudo o que é demais não presta, como diz o provérbio português.



O que está escondido por trás dos excessos? Buracos. Falta.


Quando estamos desalinhados com nós mesmos seja em qualquer área de nossas vidas - financeiros, amorosos, familiares, estéticos, profissionais, etc. Quando nos sentimos “falhando” em um ou mais aspectos da vida, abrimos lacunas internas e, inconscientemente, buscamos preenchê-las de alguma forma.


Neste aspecto, fragilizados e desequilibrados emocionalmente, buscamos recursos para “tampar” o que falta, para encobrir esses buracos internos.


Os excessos alimentares têm uma relação muito estreita com esses desequilíbrios emocionais. Afinal, comida é também afeto. Ela tem o poder de nos proporcionar um prazer imediato nos dando uma sensação ilusória e temporária que está tudo bem, enquanto estamos comendo.


Até aí, tudo bem. O grande problema é quando você passa a usar a comida como recompensa, para preencher o vazio e a falta. Para resolver, o sentimento mal administrado. Como consequência vem o excesso de peso. É preciso avaliar a nossa relação com tudo.


Fazer uma autoanálise é muito interessante para aprofundar o autoconhecimento, uma vez que você percebe o que está acontecendo consigo mesmo e conseguirá identificar o que está fazendo com os seus sentimentos e com as suas faltas.


Se autoanalisar após acontecimentos que despertam diversas emoções, como conflitos, término ou início de relacionamentos, problemas no trabalho, conquista de objetivos, entre outros, é o começo para sair deste quadro.


Questione-se. Reflita. Monitore-se.

A essência da autoanálise são os questionamentos. Se fizermos as perguntas certas, conseguiremos descobrir o que está por trás de muitos dos desequilíbrios que cometemos com nós mesmos.


Se você percebe que a sua relação com a comida está sendo muito mais emocional do que fisiológica e que você a está usando para satisfazer algo que não é a fome, procure uma ajuda profissional que poderá ajudá-lo a compreender o seu momento e suas buscas.


Saiba mais: Instagram/@juniabethonico



BOA NOTÍCIA GERA NOTÍCIA BOA!

OFERECIMENTO

1/1