Obra de Ziraldo é destaque da Feira Literária de Tiradentes

Com programação variada, evento chega à sua terceira edição, traz nomes relevantes da literatura e busca se consolidar em nível nacional

Mineiro de Caratinga, Ziraldo completou 90 anos (Foto: Instituto Ziraldo/Divulgação)


A terceira edição da Feira Literária de Tiradentes (Fliti), que acontece de 3 a 6 de novembro em Tiradentes, presta homenagem à obra do escritor e ilustrador Ziraldo que, em 2023, completou 90 anos. O evento vai promover o lançamento de diversos outros livros, como do escritor Irones Paula, que hoje reside nos Estados Unidos, do jornalista especializado em educação, Antônio Gois, e da atriz Beth Goulart, que escreveu um um livro em homenagem à mãe, a também atriz Nicete Bruno.

A expectativa da organização é que mais de 12 mil pessoas participem da feira, o que deve superar o público das duas edições anteriores. A idealizadora do evento, Cristina Figueiredo, afirma que a Fliti permite um encontro de grandes autores e temas. “Ainda propõe-se a popularizar o livro através da democratização do acesso, fomento à leitura, à arte, à cultura, além de incentivar o mercado econômico do setor”, explica.

A programação em homenagem ao mineiro de Carantinga Ziraldo, contudo, será a mais robusta, e abrange os quatro dias de evento. Haverá palestras com designers, exposições e exibição de filmes, como um documentário “Era Uma Vez Um Menino de 90 anos” e o longa-metragem “O Menino Maluquinho”.


Outras obras


Residente em Nova York há 30 anos, Irones Paula chega ao Brasil para lançar três obras na Fliti. São elas “As Alucinações de Apolis”, “Alif Rock Band” e “Cartas para o Grupo Recordando Campina Verde-MG”. Todos os livros serão distribuídos gratuitamente.

A feira marca a estreia de Beth Goulart como escritora. No livro “Viver é Uma Arte: Transformando a Dor em Palavras”, a atriz traz relatos repleto de afetos, de histórias de mãe e filha unidas pela arte, mas, acima de tudo, pelo amor e pela maternidade.

Segundo a organização, a Fliti foi pensada sobre diferentes frentes: nomes de referências no meio literário e de reconhecimento do público; na diversidade de temáticas para serem ofertadas ao debate com o público que frequentará a feira; e no acolhimento e fomento de autores locais ou autores iniciantes.

Com este reposicionamento, pretende-se que a feira passe a fazer parte do calendário nacional dos principais eventos literários do Brasil. Além disso, há o objetivo de trazer uma programação literária e cultural que abarque a diversidade de públicos, seus desejos e suas visões de mundo.


Serviço


  • Data: 3 a 6 de novembro de 2022

  • Local: Gramado do Santíssimo Resort, Largo das Mercês e no centro de Cultura Yves Alves, no Centro Histórico de Tiradentes

  • Informações e programação completa: (21) 96404-9863 / Instagram: @flitifeiraliterariatiradentes

Posts recentes

Ver tudo

Per Lui