Outubro rosa: sinais à flor da pele

Estamos entrando em mais um mês para RELEMBRAR a importância da prevenção contra o Câncer de Mama.


goodluz / stock.adobe. com

Apesar de ser um tumor de glândulas mamárias, muitos sinais de alerta estão a “flor da pele”. Fique atenta:


1 – Alteração na forma ou tamanho


O tumor deforma os tecidos mamários e com isso pode alterar o formato da mama, que pode apresentar inchaço ou diminuição da mama, por conta da retração dos tecidos. Outras deformações podem se dar em forma de afundamento ou de fibrose local, devido a degeneração das glândulas mamárias.


2 – Alterações no aspecto da pele, inchaço e dor


Os sintomas também podem indicar uma inflamação, que pode ser percebida pela vermelhidão das mamas ou dores semelhantes às que ocorrem no período menstrual, mas que persistem por mais tempo. Pode ocorrer também sensação de calor na região afetada.


Outra característica é uma alteração na textura da pele, tornando-a irregular e parecida com a casca de laranja. Todos esses são indicativos de um processo inflamatório nos vasos que irrigam a região.


3 – Alterações nos mamilos


O aparecimento de pequenas feridas nos mamilos é um dos sintomas mais visíveis do câncer de mama, por isso merecem atenção especial.


Além disso, os mamilos podem apresentar também algum tipo de secreção amarelada ou mesmo sangue, o que também é um sinal. Nesses casos o tumor deve estar no início e alojado nos dutos mamários.

Nos casos de tumor localizado atrás da aréola, podem ocorrer duas alterações: o mamilo pode se inverter ou a pele ficar repuxada.


4 – Coceira no bico da mama


A coceira frequente nas mamas pode ser um dos sintomas de início do câncer, quando ele ainda não conseguiu penetrar nos tecidos e se manifesta externamente dessa maneira. De qualquer forma, é recomendável verificar.


5 – Inchaço e nódulos nas axilas


Dos sintomas, esse é o que chama mais atenção. Caso você perceba a presença de nódulos nas axilas, procure um médico com urgência. Esse sintoma demonstra que o câncer está avançando pelos gânglios linfáticos e que não há tempo a perder.

Faça o AUTO EXAME!




Posts recentes

Ver tudo

Per Lui