top of page

Parque Municipal completa 125 anos

Foto: Vander Bras


Nesta segunda-feira, 26, um dos principais pontos de encontro e uma das primeiras áreas verdes de Belo Horizonte, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado no Centro da capital, comemora 125º anos.


Antes mesmo da, então nova, capital mineira, em 1897, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti foi inaugurado para ser o maior e mais bonito parque urbano da América Latina e sua estrutura foi inspirada nos parques franceses da Belle Époque.


Patrimônio ambiental mais antigo da cidade, o Parque foi projetado no final do século XIX, em estilo romântico inglês. Seus 182 mil metros quadrados de área abrigam uma rica biodiversidade, com diferentes espécies de plantas, nascentes, fauna silvestre e vasta vegetação, que contribui para amenizar o clima da região e faz do espaço o “pulmão da cidade”. Além disso, o Parque exerceu e ainda exerce significativa influência cultural e ambiental sobre a cidade e a população de Belo Horizonte, por meio de parcerias com produtores culturais e da realização de atividades de educação ambiental e lazer gratuitos.


História do Parque


Antes de sua implantação, o espaço abrigava a Chácara Guilherme Vaz de Mello, conhecida como Chácara do Sapo. O local serviu de moradia para o próprio Paul Villon e para Aarão Reis, engenheiro chefe da Comissão Construtora, encarregada de planejar e construir a nova capital de Minas Gerais.


Projetado pelo arquiteto e paisagista francês Paul Villon, é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Abriga árvores centenárias, espécies nativas e exóticas, compondo uma flora diversificada, fornecedora de néctar e frutos para borboletas, mariposas, aves e outros animais, podendo ser considerado um importante refúgio para a fauna.


Para os visitantes, o Parque oferece áreas gramadas para descanso, bosques, trilhas ecológicas, lagoas, cascatas, alamedas com pista de caminhada - convidativas também para passeios de bicicleta, equipamentos esportivos como quadra poliesportiva, quadra de tênis e rinque de patinação, além de brinquedos diversos e uma variada programação de eventos gratuitos ao ar livre dentro do Parque. Também estão entre os atrativos os monumentos históricos (Busto de Anita Garibaldi, Bustos de Aarão Reis, Afonso Pena, Augusto de Lima e Bias Fortes) e o Teatro Francisco Nunes.


Fonte: PBH

bottom of page