Petrobras anuncia nova política de preços dos combustíveis
Estatal coloca fim a paridade de preços do petróleo com o dólar e o mercado internacional.

(Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil)
Nesta terça-feira, 16, a Petrobras (PETR3;PETR4) informou que sua Diretoria Executiva aprovou uma nova estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina da estatal. A novidade estabelece o fim da paridade de preços do petróleo – e dos combustíveis derivados – com o dólar e o mercado internacional.
Pela regra em vigor desde 2016, adotada durante o governo Michel Temer (MDB), o preço desses produtos no mercado interno acompanhavam as oscilações internacionais, ou seja, não há intervenção do governo para garantir preços menores.
"Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio", diz a petroleira em comunicado.
Segundo a nota da Petrobras, a nova estratégia usa duas referências de mercado:
O custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação. "Contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos".
O valor marginal para a Petrobras, "baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino".