top of page

Praça da Liberdade recebe tradicional iluminação de Natal

Comemorando o Natal da Mineiridade, enfeites trazem elementos que retratam Minas Gerais, como o triângulo da bandeira, o café, a cachaça, o milho, artistas mineiros e muitos outros ícones da nossa cultura.



O Luzes da Liberdade, projeto que ilumina a Praça da Liberdade durante o Natal, em Belo Horizonte, promete emocionar quem passar por lá. É que com a temática do Natal da Mineiridade, até 6 de janeiro, a praça será tomada por ícones que retratam a cultura do estado.


Se "Minas são muitas", como já dizia Guimarães Rosa, a proposta é de fato mostrar a grande diversidade e riqueza do nosso estado, misturado às luzes e projeções natalinas que encantam e são aguardadas pelo público.


Com roteiro assinado por Márcio Borges e direção artística de João Corsino (Joca), o natural clima de confraternização e calor humano será potencialmente realçado, ao ser estimulado pela exposição de nossa mineiridade, já caracterizada pela qualidade de povo hospitaleiro e amistoso com a qual o mineiro é nacionalmente conhecido.


Os motivos natalinos, enfeites, luzes, guirlandas, imagens, estrelinhas, anjinhos, árvores de natal, estarão distribuídos em toda a extensão da Praça. Mais uma vez com a concepção e direção geral da produtora cultural Danusa Carvalho, da Casulo Cultura, o festival de luzes na praça, que faz parte das programação do Natal da Mineiridade dá início às comemorações natalinas do estado, com atividades culturais e iluminação que extrapolam os contornos da Praça da Liberdade, na capital, criando um circuito que vai iluminar e decorar mais de 200 municípios mineiros.


Em seus mais de 37 mil m2, a Praça da Liberdade vai receber um túnel de triângulos vermelhos iluminados, que levará a um grande tonel de cachaça, representado em uma das fontes da praça. Dali, o público poderá caminhar até a representação de um grande milharal de tubos leds. Os visitantes da praça também vão contemplar uma enorme Árvore de Natal, um presépio em tamanho real, além da Casa do Papai Noel, totalmente instagramável e com a presença do Bom Velhinho em determinados dias. De lá, as pessoas se deparam com um corredor de LED em várias cores, que leva ao coreto da Praça da Liberdade, todo envolto por luzes e piso também iluminado. Na Alameda da Travessia, quem visitar a Praça da Liberdade vai se surpreender com instalações iluminadas que remetem à uma igreja histórica e ao Divino Espírito Santo, além das representações curvas das montanhas de Minas e estrelas natalinas.


Entre os dias 19 e 23 de dezembro, além das luzes de Natal, o festival Luzes da Liberdade receberá uma agenda de apresentações de corais da cidade, no "prédio verde", sede do Iepha, sempre a partir das 20h.


O festival Luzes da Liberdade é uma produção da Casulo Cultura, com patrocínio da Cemig por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e integra o Natal Cultural Cemig 70 anos. O projeto conta ainda com a parceria do CDL-BH e Iepha. O espetáculo de luzes poderá ser visto diariamente a partir das 18h.

Programação de apresentações dos Corais:

19/12 - SEG

20h | IEPHA | Apresentação do Coral da Igreja Batista da Lagoinha


20/12 - TER

20h | IEPHA | Apresentação do Coral Back to Black


21/12 - QUA

20h| IEPHA | Apresentação do Coral Soul de Deus


22/12 - QUI

20h | IEPHA | Coral da Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte


23/12 - SEX

20hs | IEPHA | Warley Henrique (choro natalino)



SERVIÇO:

FESTIVAL LUZES DA LIBERDADE 2022 - Natal da Mineiridade

Período: 02/12/2020 à 06/01/2021

Local: Praça da Liberdade

Instagram oficial: @casulo.cultura

bottom of page