Presidente do Pampulha Iate Clube fala sobre planos para o futuro, obras e seu mandato
Antonio Eustáquio da Rocha Soares revela expectativas e compartilha amor pelo PIC.

Taquinho está em seu terceiro mandato como presidente do Clube. (Foto: Richard Produção e Vídeo)
Ao completar o primeiro ano do seu terceiro mandato à frente da presidência do Pampulha Iate Clube, o administrador de empresas Antonio Eustáquio da Rocha Soares, Taquinho como é conhecido, fala da sua volta à Diretoria do Clube, após um intervalo de quatro anos. Seus dois primeiros mandatos aconteceram de 2014 a 2018 e seu retorno foi em 2022 para a gestão que vai até 2024.
Taquinho, você acaba de completar um ano do seu terceiro mandato como presidente do PIC. Como foi este retorno? Pretende completar o quarto mandato para concluir suas metas?
Voltar à presidência do Clube não estava nos meus planos, mas recebi o convite e tive o apoio dos ex-presidentes bem como o incentivo do Conselho Deliberativo. No final, o amor ao Clube falou mais alto e acabei retornando, com muita alegria e também muita garra, determinação e vontade de contribuir com este Clube que tanto amamos. E aqui estou trabalhando com afinco neste terceiro mandato. Os dois primeiros foram de 2014 a 2018 e este de 2022 a 2024, para o qual temos inúmeros projetos, norteados pelo Planejamento Estratégico que foi elaborado no início dessa gestão.
Todos nós que nos envolvemos com a causa PIC somos movidos pelo amor e é isso que nos impulsiona. Quanto a um quarto mandato ainda está cedo para falar a respeito, mas, tradicionalmente no Clube, cada gestão é de dois anos, seguida de mais dois anos, num total de quatro, para concluir exatamente todos os projetos que foram iniciados.
Como você descreve o PIC?
O PIC continua lindo, no auge da sua maturidade, aos 62 anos de idade. Fruto do trabalho de homens abnegados que emprestam seu tempo e doam a sua expertise para fazer um Clube melhor a cada dia. O PIC nasceu do sonho dos idealistas que o conceberam e se materializou como um Clube diferenciado, destaque no país por oferecer um cenário grandioso e exuberante com uma área verde abundante e um completo complexo esportivo. Tem significado histórico porque representa a perpetuação cultural das obras de três dos maiores mestres brasileiros, projetado por Oscar Niemeyer, com jardins de Roberto Burle Marx e obras de Cândido Portinari.
Ao tomar posse você lançou um Planejamento Estratégico. Muitos projetos executados e em execução?
Muitos projetos, executados ao longo deste primeiro ano e em execução, compõem o Planejamento Estratégico lançado em 2022, na minha posse. Eles abrangem várias vertentes como infraestrtutura, acessibilidade, sustentabilidade, energias renováveis e tecnologia, que se traduzem em melhorias e benefícios para os associados.
Na área de infraestrutura temos a construção do Lounge Ipanema e Redário, para os jovens; a revitalização da Ilha da Piscina Social; a inauguração do Campo de Grama Sintética, a mudança estrutural no aquecimento das caldeiras. No segmento de Energias Renováveis e Sustentabilidade temos a implantação em todo parque aquático do tratamento de água com ozônio, e o aquecimento Híbrido Solar / GLP em todas as piscinas e a compostagem de resíduos orgânicos. Preocupados com os rejeitos orgânicos, o PIC está desenvolvendo um processo de compostagem para destinação apropriada desde descarte, assim como a utilização desses produtos reciclados como adubo nos nossos jardins.
Na área de tecnologia destacamos o Cardápio Digital e a substituição da iluminação atual de todo o Clube por tecnologia LED, utilizando o que há de mais moderno. E não paramos por aí. Seguimos atentos às necessidades dos associados, sempre em busca de melhorias. Esse conjunto de ações, tão importantes para o Clube e para a qualidade de vida dos nossos associados, reafirma o respeito da Diretoria aos sócios e o compromisso com a Família PIC.
Um PIC para todos. Essa é a proposta do Projeto de Acessibilidade?
O Projeto de Acessibilidade teve como marco inicial a inauguração do elevador Panorâmico, que foi comprado na minha segunda gestão e inaugurado na gestão do meu sucessor. Através dele, os associados com dificuldades de mobilidade conseguem acessar com conforto o complexo esportivo, ambulatório, Bar da Praça, Administração e setor de Esportes, entre outros. Também foram instaladas duas modernas cadeiras elevatórias que oferecem autonomia e liberdade aos usuários, nas piscinas. Inauguramos ainda o elevador do Restaurante Panorâmico, que vai possibilitar às pessoas com mobilidade reduzida, idosos, mães com carrinhos de bebê e outras, acessar o restaurante em muito menos tempo e com segurança. E não paramos por aí. Seguimos atentos às necessidades dos associados, sempre em busca de melhorias. Esse conjunto de ações, tão importantes para o Clube e para a qualidade de vida dos nossos associados, reafirma o respeito da Diretoria aos sócios e o compromisso com a Família PIC.
E a moçada. Também tem prioridade na sua gestão? O que é o Projeto “No pique do PIC”?
Os tempos modernos nos colocam grandes desafios. Mas um dos mais angustiantes, sem dúvida, é o excesso de telas às quais são submetidos nossos jovens, crianças e adolescentes. Situação que se agravou ainda mais com a pandemia. Por isso estabelecemos um Plano de Ação e lançamos o “NO PIQUE DO PIC”, um projeto que incentiva a prática de esportes, o convívio social e a interação, para um público ávido por inovação e boas ideias.
Foi feita uma enquete entre os jovens que explicitaram suas demandas. A partir daí foi elaborado um plano de ação que passou por várias etapas, desde a mudança de cardápio até a organização de eventos esportivos, festas e shows. Resultado: o clube se transformou em um cenário colorido e alegre de jovens que descobriram a alegria e o prazer de serem sócios do PIC.
Uma das vertentes deste Plano de Ação foi o incremento do Título Junior, que projetou uma nova realidade. Voltado para sócios de 0 a 20, com o valor da mensalidade mais acessível que a mensalidade do Título Sênior, esta categoria surgiu como uma atrativa opção. A procura por esta nova Categoria vem crescendo consideravelmente nos últimos tempos e a presença da nova geração no Clube tem sido a nossa maior satisfação.
Como ficam as obras e manutenções do Clube?
As obras de prevenção e manutenção sempre estiveram em pauta em todas as gestões e comigo não é diferente. Para preservar este imenso patrimônio de mais de 70 mil metros quadrados é preciso realizar manutenções sistemáticas, com incremento de modernidades para que o PIC continue sempre atual. Existem vários projetos em curso, com destaque para a criação do Lounge Ipanema equipado de redário, wifi e carregador de celulares para uma resenha descontraída e alegre para os jovens. Existe ainda um projeto bem moderno para o 1º andar do Espaço Criança, com jogos eletrônicos. Todos irão contemplar os jovens e adolescentes para que eles se sintam cada vez mais felizes de estar no PIC.
Para manter o PIC em funcionamento são necessários muitos colaboradores. Como os recursos humanos são tratados na sua gestão?
O PIC é uma grande empresa, com cerca de 250 colaboradores, que tem como missão o lazer com qualidade. Seguimos investindo nos recursos humanos como marca registrada das minhas gestões. Os colaboradores são peças fundamentais, são profissionais competentes. Eles são a engrenagem que move esta gigantesca máquina e que dão forma aos projetos elaborados pela Diretoria. Investimos em cursos e treinamentos constantemente. Valorizá-los torna o ambiente de trabalho humanizado o que reverbera na excelência dos nossos serviços e na satisfação dos associados.
Considerações final
O segredo de uma boa gestão é manter o foco na qualidade dos serviços prestados e na satisfação dos associados, por isso comemoramos os bons resultados deste primeiro ano do terceiro mandato. Buscamos para o PIC um crescimento saudável e consistente, com o respeito à tradição, mas guiados pela criatividade e pela inovação.