Projeto Fartura Gastronomia apresenta o “Festival Dona Lucinha”

Foto: Lucas Chagas


Entre os dias 8 e 16 de outubro, O Fartura - Gastronomia do Brasil apresenta, entre o “Festival Dona Lucinha”. O evento é uma homenagem à cozinheira que nasceu em Serro e é fundadora da rede de restaurantes que leva o seu nome.


Considerada uma das maiores representantes da cozinha raiz de Minas Gerais, seu trabalho incansável em levar essa gastronomia para o mundo lhe rendeu inúmeros prêmios, inclusive foi tema de samba-enredo no Carnaval do Rio de Janeiro.


Nos dias 8 e 9 de outubro, a cidade de Serro recebe uma programação gastronômica e artística. E nos dias 15 e 16 de outubro, é a vez de Conceição do Mato Dentro. A entrada é gratuita.


“Dar o nome do Festival a esta personagem tão importante da nossa gastronomia, em duas cidades do interior do estado, é também homenagear todas as matriarcas, empreendedoras e cozinheiras das famílias mineiras, que são muitas. Dona Lucinha tinha a gastronomia como um propósito, e esta também é a nossa causa no Fartura. ”, ressalta Rodrigo Ferraz, diretor da plataforma Fartura Gastronomia.


Valorizar essa cadeia que faz a cozinha mineira tão forte é um dos objetivos do Festival. “Algumas pessoas acham que a gastronomia só acontece em grandes restaurantes, estrelados. E na verdade, gastronomia é o ato de comer para se nutrir unido ao prazer, e isso acontece na casa de cada um. Com as receitas que fazem parte da família, que vão passando entre gerações. Como uma plataforma que tem a gastronomia como uma causa, nós, do Fartura, temos a obrigação de registrar e celebrar essa comida que vem de grandes cozinheiros e, principalmente, cozinheiras que ocupam as cozinhas das casas e restaurantes Brasil afora. Por isso, nossa curadoria será focada nessas pessoas”, complementa a curadora Carolina Daher.


Na edição do Serro, por exemplo, terá a participação de Ana Maria e Adriana Fernandes, mãe e filha, que são da cidade e vão ensinar a fazer uma carne na lata. “Nossa tradição vem da força do canto da Dona Zildete, minha avó: ‘não esquece a matula minha filha’. As recordações de saberes e fazeres conservados e transmitidos por ela servem como fonte de inspiração. Somos de um tempo de preparar e servir a comida em forma de amor”, conta Adriana.


Em Conceição do Mato Dentro, uma das formas de valorizar a tradição será por meio dos famosos pastéis de angu, que atraem turistas à região. Cozinheiras locais mostram o preparo e também comercializam o tradicional quitute. Uma delas é a Dona Lucinha Majó, que aprendeu a receita com sua mãe, hoje com 96 anos, e passa adiante a tradição familiar. Essas personagens legítimas da gastronomia, se unem a chefs de outras cidades e estados para uma troca única.


No Festival Dona Lucinha, essas e outras histórias estarão em ambas as cidades, divididas nos seguintes espaços: estandes de Restaurantes de chefs servindo seus pratos ao longo do dia; receitas serão feitas na hora no Cozinha Ao Vivo; enquanto no Brasa e Lenha, cortes diversos são preparados direto no fogo; na Mercearia Fartura, pequenos produtores terão seus produtos à venda; no Espaço Conhecimento, especialistas levam conhecimento prático e teórico ao público. E o Fartura de Amor é a ação social realizada em todas as edições do projeto, com renda revertida a causas sociais. Ao longo do dia, shows de música e intervenções cênicas animam o evento.


“Em vida, minha mãe foi muito reconhecida pelo trabalho e, de tão poderoso e forte que é esse legado, continua a receber reconhecimento após a sua partida, como acontece agora com um festival batizado com o seu nome. Recebemos isso com o máximo de carinho e gratidão e, pelo fato de ser na região natal dela, tem um gostinho ainda mais especial. Isso só fortalece a sua causa, que agora é a nossa”, ressalta Márcia Nunes, filha da homenageada.


Foto: Lucas Chagas


FESTIVAL DONA LUCINHA - SERRO


A cidade de Serro, berço de Dona Lucinha, recebe o Festival nos dias 8 e 9 de outubro, na Praça João Pinheiro.


Entre os chefs participantes, nomes como Flavio Trombino (Xapuri), Mariana Gontijo, Rafael Pires (Mia), Vitor Martins (Bar do Zezé), André Prates (Coal Bbq), João Lima (Ceará), Adriana Fernandes (Santa Matula) e Mara Salles (Tordesilhas), que fará uma imersão, como madrinha do evento.


A programação conta, ainda, com a presença de Elzinha Nunes e Márcia Nunes, filhas de Dona Lucinha que, juntas, dão sequência ao trabalho de valorização da cozinha mineira.


FESTIVAL DONA LUCINHA - CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO


Nos dias 15 e 16 de outubro, Conceição do Mato Dentro recebe o Festival Dona Lucinha. A cidade histórica já teve duas edições do Festival Fartura, que ressaltou a culinária da região e seu potencial turístico. Agora, o evento chega ainda mais fortalecido com uma programação intensa no Largo do Rosário.


Entre os confirmados, estão: Marcelo Paladino (Paladino), Rodolfo Mayer (Angatu), Carol Fadel (Matula Cozinha), Leticia Massula (Cozinha da Matilde), Cafira Foz (Fitó), Ricardo Rodrigues (Maria das Tranças), Bethoveen Picuí, Joana Martins (Manioca) e Bruna Martins (Birosca S2 e Florestal), madrinha da edição.


Serviço:

Fartura Gastronomia apresenta “Festival Dona Lucinha”

  • Serro/MG

08 e 09 de outubro de 2022

Sábado: das 13h às 23h

Domingo: das 10h às 20h

Praça João Pinheiro


  • Conceição do Mato Dentro

15 e 16 de outubro de 2022

Sábado: 13h às 23h

Domingo: 10h às 20h

Largo do Rosário


Mais informações: www.farturabrasil.com.br

Instagram.com/farturabrasil/


Posts recentes

Ver tudo

Per Lui