Projeto no Douro rende título de Personalidade do Ano a Rubens Menin
Empresário mineiro promete investir ainda mais na região portuguesa, sobretudo no enoturismo e na aquisição de novas vinhas para integrar a MWC.

Foto: Divulgação CC/ MWC
Rubens Menin já recebeu diversos prêmios e homenagens. Um dos homens mais ricos do País, o fundador e presidente do conselho do grupo MRV, mecenas do Atlético, dono da Rádio Itatiaia e da CNN Brasil, tem uma vasta lista de empreendimentos (muito) bem sucedidos.
Mas talvez o reconhecimento que tenha dado maior orgulho a este mineiro é o de “Personalidade do Ano no Brasil 2022”, concedido a ele pela Revista de Vinhos. Afinal, a bebida faz parte do mais recente negócio do empresário, a Menin Wine Company, vinícola localizada na região do Douro, em Portugal, em sociedade com o amigo Cristiano Gomes. Segundo a publicação, o título foi concedido “pela qualidade do trabalho desenvolvido e os prometedores novos investimentos no Douro”. Bisneto de portugueses, sempre viajou a Portugal. Mas o clique do vinho e do Douro ocorreu em 2013, na Quinta do Crasto, com um copo do Vinha Maria Teresa na mão. Ele explica que a Menin Wine Company instalou-se na região por entender que ainda há quase tudo por fazer por lá. “As outras regiões do mundo já estão no auge, mas o Douro ainda tem um potencial enorme para crescer e isso anima demais a gente”, destaca.
O empresário e seu sócio compraram a Horta Osório (H.O.), no Baixo Corgo, por ser um projeto já concretizado no terreno, com vinhas próprias, adega e marca. Com isso tentou acelerar o ritmo do negócio do vinho, tendo em Gouvinhas, no Cima Corgo, adquirido a maior mancha contínua de vinhas velhas do Douro (11 hectares) e construído uma nova adega. Até hoje já investiram cerca de 35 milhões de euros no projeto.
Para os próximos anos, a promessa é de mais investimentos, sobretudo no enoturismo e na aquisição de novas vinhas que possam fazer sentido para integrar a MWC. Menin garante que apenas vinificará uva própria, quer operar no segmento Horeca, contribuir para o reforço internacional da notoriedade do Douro e no Brasil já criou uma importadora e distribuidora (MWC Brasil).