top of page

Romeu Zema é reeleito para o governo de MG; Lula e Bolsonaro duelam no segundo turno para presidente

Grande destaque é o vereador de BH Nikolas Ferreira, escolhido o deputado federal mais votado de Minas de todos os tempos com mais 1,4 milhão de votos

Romeu Zema foi reeleito para o governo de Minas com mais de 57% dos votos válidos (Foto: Arquivo Pessoal)


Romeu Zema acaba de reeleito governador de Minas Gerais. O candidato do Partido Novo teve 56,2%, o equivalente a 6.094.136 votos e superou o segundo colocado Alexandre Kalil (PSD), que registrou 35,9% com 3.805.182 votos.

Na disputa para presidente da República haverá segundo turno entre Luiz Ignácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (PL). O candidato do PT terminou na frente com 48,43 % (57.258.115 votos), enquanto o atual presidente, que busca a reeleição, ficou com 43,2 % (51.071.277 votos).


Os números referem-se a 100% dos votos apurados.


A gestão de Romeu Zema foi marcada por um rígido Regime de Recuperação Fiscal (RRF), amplamente criticado por adversários. Em contrapartida, conseguiu normalizar o salário dos funcionários públicos do executivo que durante a gestão Fernando Pimentel sofreram com atrasos, inclusive do 13º.


Salto gigantesco


Para Deputado Federal o destaque foi o vereador de BH Nikolas Ferreira (PL), que obteve mais de 1.492.047 votos (13,34%). O candidato que fará parte da bancada de Minas Gerais na Câmara Deputados se tornou o mais votado da história no Estado para a Casa Legislativa.

É um salto gigantesco em relação à votação que ele teve dois anos atrás, quando foi eleito vereador da capital mineira e, naquela ocasião, tinha sido o segundo parlamentar mais votado do município. À época, ele foi escolhido por 29.388 eleitores para o primeiro mandato como vereador.

O também vereador Cleitinho (PSC) foi eleito a Senador por Minas Gerais, com 4.268.193 votos, superando Alexandre Silveira, candidato apoiado por Lula, e de Marcelo Aro, que teve apoio de Romeu Zema.

O Deputado estadual Bruno Engler (PL) se reelegeu e foi o mais votado para Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com 637.412 votos.


Por aí nas urnas


Algumas informações sobre as eleições em outros estados:


  • Marcos Pontes é eleito Senador por São Paulo;

  • Cláudio Castro ganha no primeiro turno no Rio;

  • Hamilton Mourão é eleito senador pelo Rio Grande Sul;

  • Sérgio Moro é eleito senador pelo Paraná;

  • Deltan Dallagnol é o mais votado para deputado federal no Paraná;

  • Ronaldo Caiado é reeleito governador em Goiás;

  • Damares Alves é eleita senadora pelo Distrito Federal;

  • Ibaneis Rocha é reeleito no Distro Federal no primeiro turno;

  • Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad vão decidir no segundo turno em São Paulo.

bottom of page