top of page

Rubens Menin é Empresário Destaque de 2022

Homenagem concedida pela Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais ressalta o trabalho empreendedor e apoiador de causas sociais do engenheiro mineiro.



O empresário Rubens Menin foi homenageado pela Câmara Portuguesa de Minas Gerais, durante solenidade realizada no Palácio das Mangabeiras, no último dia 30 de novembro. A entidade tem como objetivo promover e estreitar os laços socioculturais e comerciais entre Minas Gerais e Portugal.


“No âmbito do bicentenário da Independência do Brasil, a Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais, pela primeira vez quer, através dessa homenagem, dignificar e validar o que os brasileiros vêm fazendo em Portugal há quase uma década e homenagear um brasileiro que vem investindo maciçamente em Portugal”, destacou o presidente da Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais, diz Carlos Alberto Lopes.


Um dos empresários brasileiros mais bem-sucedidos dos últimos anos, o engenheiro mineiro Rubens Menin criou e desenvolveu negócios de impacto nacional e internacional em diversos setores da economia.


“Sinto-me verdadeiramente honrado com essa homenagem. Ela representa o reconhecimento dos meus esforços e interesses empreendedores em Portugal, país que admiro muito e tem uma singularidade incrível em seus vinhos, uma de minhas paixões. Espero ter uma frutífera e duradoura relação com a Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais”, ressalta Menin.


Menin tem uma extensa trajetória como empreendedor e apoiador de causas sociais. Atualmente é presidente dos conselhos de administração da MRV, Inter, da Resia, da Urba, da LOG Comercial Properties, da rádio Itatiaia e da CNN Brasil.


Para além do empreendedorismo, Menin acredita numa sociedade mais justa e igualitária. Há mais de 30 anos investe tempo e recursos financeiros significativos em projetos filantrópicos.


Por essas e tantas outras atribuições mencionadas que a Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais homenageia Rubens Menin, o “Empresário Destaque” do ano 2022.


Desde 2018, ao lado do sócio Cristiano Gomes, Rubens Menin é proprietário da Menin Wine Company, vinícola na região do Douro, em Portugal. Atualmente, a empresa tem 145 hectares de vinhas e são produzidas cerca de 240 mil garrafas por ano. Com investimento de cerca de 30 milhões de euros, a vinícola pretende chegar em 2025 com a produção de 400 mil garrafas. Mas a intenção é mais ambiciosa: fabricar 1,2 milhão de garrafas por ano nos próximos 10 anos.



Fotos: Edy Fernandes




bottom of page