Semana Nacional de Trânsito é momento de reflexão e ação

Diversas atividades acontecem pelo País, na tentativa de engajar motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas a serem mais responsáveis e evitarem acidentes

Pedestres e motoristas - além de ciclistas e motociclistas - precisam se conscientizar para que tenhamos um trânsito mais seguro (Foto: Pixabay)


Criada para incentivar a reflexão e a adoção de comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, a Semana Nacional de Trânsito é lembrada em todo o País, com programações diversas para mostrar a importância do engajamento de todos os atores neste ambiente ainda caótico no Brasil.

Só nas rodovias federais, segundo Anuário 2021 divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (Fonte: Agência Brasil), os acidentes subiram de 63.548, em 2020, para 64.441, em 2021. Em 2011, quando teve início a sequência consecutiva de quedas, o total de registros de acidentes ficou em 192.322. No período houve 5.381 mortes, ante as 5.291 registradas no ano anterior.

Ainda de acordo com o Anuário 2021, Minas Gerais foi o estado com maior número de acidentes (8.308) e de feridos (9.962) e mortos (692). Santa Catarina e Paraná vêm em seguida, com um total de 7.882 e 7.330 acidentes, respectivamente.

Em Belo Horizonte, a prefeitura se envolveu nesta empreitada a favor da vida e realiza desde domingo, 18, diversas atividades, com apoio da BHTrans.


Veja a programação:


  • Segunda (19) - BHTrans Educa com o espetáculo: "Menos carros nas ruas, mais mobilidade na cidade". Local: estações de integração Barreiro, Diamante, São Gabriel, Vilarinho e Pampulha, desde as 8h;

  • Terça (20): Campanha de Pedestres. Horário: 13h30. Local: Av. do Contorno, 6061 – São Pedro (Em Frente ao Pátio Savassi);

  • Quarta (21): Blitz Educativa para motociclistas: Ponto cego nos ônibus. Horário: 9h às 11h e 14h às 16. Local: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro (Em frente ao Palácio das Artes);

  • Quinta (22): Mobilidade Segura para Idosos. Horário: 9h. Local: Cras Havaí – Rua Clóvis Cyrilo Limonge, 141 – Havaí; Campanha Veja e Pratique. Horário: 11h às 12h. Local: Escola Estadual Delfim Moreira (R. Espírito Santo, 890) – Centro; Cortejo BHTrans Educa com o espetáculo: "Menos carros nas ruas, mais mobilidade na cidade". Horário: 12h às 13h30. Percurso: Saída da EMEI Delfim Moreira (R. Espírito Santo, 890), Rua dos Tamoios, em frente à Igreja São José, Avenida Afonso Pena;

  • Sexta (23): Blitz educativa para motociclistas: Ponto Cego. Horário: 9h às 11h. Local: Av. Getúlio Vargas, 1.465 – Funcionários.


Envolvimento Sest Senat


As entidades envolvidas no transporte de cargas e passageiros - Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) - também realizam mobilização nacional na Semana Nacional de Trânsito até dia 25 de setembro, em parceria com Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Em Belo Horizonte acontece na Rua Flor de Trigo, 45, bairro Jardim Filadélfia, no dia 22 das 8h às 12h (confira no LINK onde acontece em sua cidade)

No período, a instituição faz ações de conscientização sobre o papel de toda a sociedade brasileira para um trânsito mais seguro e humanizado

A ideia é mostrar que um simples ato de atenção pode evitar acidentes e salvar vidas. Para alcançar os mais diversos públicos, as atividades acontecem em locais de circulação de motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres, como terminais de cargas e de passageiros, pontos de parada, postos de combustíveis, empresas de transporte, além de outros espaços.


Conhecimento compartilhado


As equipes das 160 unidades do Sest Senat, distribuídas por todo o País, compartilham conhecimento especializado sobre saúde e educação no trânsito, a fim de mostrar que, por meio de ações conscientes e preventivas, juntos, podemos salvar vidas.

“Imbuir a sociedade com o espírito da cooperação coletiva, como o alicerce para a construção de um trânsito mais seguro, está na nossa agenda de forma prioritária. Por isso, vamos mostrar que, embora os acidentes de trânsito normalmente sejam percebidos como fatalidades, em muitos casos, é possível evitá-los com cuidados individuais e coletivos", explica a diretora executiva nacional da entidade, Nicole Goulart.


Cuidar da saúde


Além da sua atuação para orientar e conscientizar, o Sest Senat trabalha para cuidar da saúde e da qualidade de vida das pessoas, por meio de atendimentos em psicologia, nutrição, fisioterapia e odontologia.

Por ser a qualificação profissional um dos pilares fundamentais para a conscientização de temas caros para o Brasil, como a segurança no trânsito, a instituição oferta, também, cursos de capacitação com treinamentos que aliam a teoria à prática.

“Por isso, levaremos parte da nossa estrutura para onde os trabalhadores do transporte e a sociedade estão. Assim, as pessoas verão um reflexo do que as nossas unidades operacionais têm a oferecer presencialmente, que funcionam como indutores de um trânsito mais seguro e com menos vítimas", observa.

Posts recentes

Ver tudo

Per Lui