top of page

Sest Senat de BH  faz homenagem ao fundador da Saritur

Patrono da unidade Jardim Vitória é José Carvalho, um dos mais importantes  empresários do segmento de transporte de passageiros do País.



O presidente da Confederação Nacional do  Transporte (CNT) e dos Conselhos Nacionais do Sest  Senat, Vander Costa e o presidente da Federação das  Empresas de Transporte de Passageiros de Minas  Gerais, (Fetram) e do Conselho Regional do Sest Senat  (CRMG), Rubens Lessa conduziram a solenidade de  nomeação de José Carvalho “Jojó” para a unidade da  entidade no Jardim Vitória, em BH.


O saudoso empresário, um dos fundadores da Saritur  e prefeito de Carmésia (MG), foi representado na  solenidade pelo irmão Aguinaldo Carvalho. Jojó, como  era carinhosamente conhecido por todos, nasceu no  Distrito de Santa Rita do Rio de Peixe, município de  Ferros em 1931.


Em 1977, fundou juntamente com seus filhos, a Saritur, na época com sete ônibus que transportavam os  funcionários da fábrica da Fiat Automóveis em Betim.


A primeira sede da empresa foi no bairro Santa  Efigênia e, logo em seguida, no bairro Padre Eustáquio. Nesta época, a empresa também fazia diversas viagens  de turismo. Com o tempo a carteira de clientes cresceu,  dando um salto já na década de 1980. A partir dessa  data, a passou a adquirir as primeiras concessões de linhas intermunicipais no Departamento Estadual de  Rodagem (DER-MG).


As primeiras linhas interligavam Belo Horizonte a  várias cidades mineiras, expandindo sua atuação e  consolidando a empresa como grande prestadora de  serviços em viagens intermunicipais.


O ano de 1980, segundo o filho e diretor, Rubens  Lessa, foi o marco para o crescimento da empresa. Naquele ano, a Saritur adquiriu as linhas que eram  atendidas pela ENSA na região do Vale do Paraopeba. No final do ano a empresa já somava uma frota de 105  veículos e mais de 500 funcionários.


Com o crescimento da Saritur e a perspectiva positiva  para expansão dos negócios, em 1982, a empresa  comprou um terreno no Anel Rodoviário no bairro Jardim Montanhês em Belo Horizonte para a construção  da nova sede na época. Atualmente no endereço é  mantida as operações rodoviárias da empresa. 


A Saritur possui hoje várias unidades espalhadas por  Belo Horizonte e toda a região metropolitana. Possui filiais  em quase todas as regiões do Estado de Minas Gerais, se  fazendo presente em diversos municípios mineiros.



bottom of page