Sicoob Credicom inaugura  Lab de inovação para cooperados

Espaço em Belo Horizonte faz parte  do primeiro programa completo da área do cooperativismo mineiro e mostra que entidade adere de vez ao processo de transformação digital.


Foto: Divulgação CC/ Sicoob Credicom


A cooperativa financeira da área de saúde  Sicoob Credicom acaba de inaugurar o Lab  de inovação para seus cooperados. Trata-se  de um processo de transformação digital  sem volta, segundo os gestores da entidade.


O entidade investiu mais de R$ 2 milhões no espaço: R$ 900 mil na construção do  laboratório de inovação, o CredicomLab, que vai acelerar os projetos da área da  instituição financeira. “O cooperado terá a opção de nunca mais ir a uma de nossas agências. Afinal, o mundo está cada vez mais ágil e mais digital”, ressalta o superintendente de estratégia, finanças e inovação da cooperativa financeira, Daniel Magalhães.


O laboratório, localizado na sede da  cooperativa, em Belo Horizonte, é um espaço para debate de ideias, bem como para fomentar a criatividade, a colaboração  e a inovação que gerem resultados para  a cooperativa. O ambiente conta com  estrutura apropriada para receber startups, o que vai facilitar a troca com outras  cooperativas.


Magalhães conta que toda a instituição está envolvida com o projeto, que passa por  mudanças na cultura organizacional e que contempla alteração nos processos, gestão mais agilidade e sinergia de áreas, além de  workshops de capacitação. Também foram  realizadas pesquisas com cooperados e  estudantes da área de saúde. “Queremos atrair  mais jovens para o cooperativismo”, observa.


Antes do programa de inovação, as ações na área eram isoladas. Em 2020, a Credicom lançou a agência digital. No ano seguinte, a área de inovação da entidade se baseaou em experiências bem-sucedidas, como as da Unimed BH, Fundação Dom  Cabral, Açominas, MRV, Fiemg e Órbi Conecta. A cooperativa financeira contou  com a consultoria da IEBT Innovation para auxiliar na definição das diretrizes  da inovação e dessa forma estruturar  a área, que se baseia em três pilares: transformação digital, foco do cooperado e expansão.


Durante a semana de inauguração do Lab, a cooperativa promoveu a Semana  de Inovação, com oficinas e palestras. O  presidente da Credicom, João Augusto  Fernandes, ressalta que a inovação é estratégica para a perenidade das  cooperativas. “É essencial conciliar a  dinâmica das cooperativas ao ritmo intenso de transformações do mercado”, acrescenta.


Foto: Divulgação CC/ Sicoob Credicom