top of page

Stellantis batiza centro de desenvolvimento em homenagem a ClAudio Demaria

Chefe da engenharia da fábrica em Minas Gerais por 12 anos, italiano liderou a concepção de diversos projetos bem-sucedidos da marca no Brasil.



A Stellantis decidiu homenagear um dos de seus mais importantes executivos no Brasil e nomeou seu centro de desenvolvimento de “Claudio Demaria”, em Betim, na Grande BH, uma reverência ao engenheiro italiano que nos deixou e outubro do ano passado, na Itália, aos 68 anos.


Muito querido pelos colegas de trabalho, Demaria foi diretor da área de engenharia da Fiat em Minas em dois períodos: de 2005 a 2008 e de 2011 a 2018. No Brasil e na Itália, Claudio Demaria chefiou o desenvolvimento do Punto, Panda, 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló, Ducato, Argo, Cronos e Toro.


“Esta é uma justa homenagem ao maestro Claudio Demaria. Ele trouxe para o Brasil a capacidade de projetar e desenvolver veículos e, sobretudo, criou as equipes e competências necessárias para vencer este desafio. E fez isto da melhor maneira possível, criando entre nós uma verdadeira cultura de engenharia automotiva”, destacou presidente da Stellantis para a América do sul, Antonio Filosa, durante a cerimônia de homenagem realizada na última semana no Polo Automotivo Stellantis de Betim.


O vice-presidente sênior dos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis para a América do Sul, Marcio Tonani, que conviveu com Claudio Demaria por 25 anos, afirmou que aprendeu a materializar ideias a partir do zero e transformá-las em modelos bem-sucedidos, graças ao engenheiro. “Seu maior legado, porém, foi preparar e capacitar toda uma geração de técnicos e engenheiros brasileiros, dotando-os de competências que antes só encontrávamos nos Estados Unidos, na Europa ou no Japão”, acrescentou.


O centro de desenvolvimento em Betim é uma área estratégica para o projeto e desenvolvimento de novos modelos na América Latina. O espaço integrado conta com mais de 500 postos de trabalho e infraestrutura tecnológica.


Nesta área, todas as ideias, desenhos e conceitos técnicos de novos veículos encontram sua viabilidade econômica e de manufatura. Interativo e multifuncional, abriga profissionais de diversas áreas - design, projeto, engenharia, compras, manufatura, finanças – que trabalham na concepção do projeto do início até sua entrada em produção.


Fotos: Studio Cerri



bottom of page