Tiger 1200 encara prova de fogo na Escandinávia de Copenhague até o Círculo Polar Ártico

Texto: Wesley Figueiredo


Motocicletas da Triumph passam por três países em cenários deslumbrantes e enfrentam condições adversas e extremas em expedição com o novo modelo.



A Triumph BH, em companhia da Triumph Ride Experience, viajou para a região da Escandinávia para realizar uma expedição de tirar o fôlego com a nova Tiger 1200. O roteiro teve início Copenhague, na Dinamarca, passou por Oslo, na Noruega, até chegar ao norte da península no Círculo Polar Ártico, onde é observado o belo sol da meia-noite. O retorno foi por Estocolmo, na Suécia, até a volta à capital dinamarquesa.


Durante 15 dias o sócio-diretor da Triumph BH, Camilo Lucian, sua mulher Kátia Gomes e mais 12 casais amigos percorreram cerca de 4.500 quilômetros em uma das regiões mais belas e exigentes do mundo para uma expedição, principalmente pelas suas oscilações constantes de temperatura.


Projetada para todo tipo de estrada, o novo modelo é o resultado da evolução de um projeto que vem sendo desenvolvido há mais de dois anos para atingir a excelência em big trail. De visual renovado, motor potente e muitas inovações tecnológicas, que conferem segurança e conforto na pilotagem, já colocam a nova Tiger 1200 em destaque no topo do segmento adventure.


EXIGENTE E DESLUMBRANTE


A quilometragem média diária percorrida pelo grupo foi de 470 quilômetros chegando a até 700 quilômetros, por dia, em percursos íngremes com trechos sinuosos, subidas e descidas de tirar o fôlego e centenas de curvas acentuadas. A Tiger 1200 respondeu com eficiência - força e segurança nas trocas de marchas, frenagens e retomadas de velocidade - o que comprova sua excelente performance e conforto, principalmente para quem viaja na garupa. Outro item em destaque foi o consumo, cerca de 20 km/litro.


“O percurso muito exigente, com temperaturas baixas e altitudes muito elevadas, contribuiu para que o modelo fosse testado até à exaustão. A Tiger enfrentou com tranquilidade e ótima performance as variadas e fortes subidas do percurso.

Destacou-se em todos os testes, principalmente nos quesitos potência, segurança e conforto”, conta Lucian.


Equipada com o motor triplo T-Plane, a moto foi projetada para ser uma adventure de grande capacidade, mais potente, ágil e manobrável do mundo. Com 1.160 cc de cilindrada, seu motor conta com um grande aumento no desempenho, agora com 150 cv de potência (a 9.000 rpm). São 9 cv acima da geração anterior.


A moto conta com suspensão semiativa Showa com curso ainda mais longo, ajustada para proporcionar a pilotagem definitiva em todos os terrenos - seja nas estradas ou no off-road. Tanque de combustível com opção de 20 litros a 30 Litros na Rally Explorer e GT Explorer, o que aumenta a conveniência e segurança do piloto durante as longas viagens.


Os freios Brembo Stylema são instalados em todos os modelos da Tiger 1200 para um desempenho potente e progressivo. A incrível potência de frenagem fornecida pelas pinças é gerenciada pelo sistema de freios com ABS otimizado para curvas e apoiado por uma sofisticada IMU (Unidade de Medição de Inércia).

(*) Especial para o CIDADE CONECTA


FOTOS / Arquivo Viagem



Posts recentes

Ver tudo

Per Lui