top of page

Tiradentes ganha espaço para exposição de obras de arte contemporânea

Criada pelo Instituto Tragaluz, galeria Martir reúne 100 obras dos anos 1970 até hoje e reforça a vocação artística da cidade histórica


Foto: Divulgação CC / Martir


Conhecida pela arte e arquitetura de seus casarios, Tiradentes ganha em dezembro mais um espaço para que expressões artísticas fiquem em evidência. Trata-se do Martir (Mostra de Artes de Tiradentes), totalmente dedicado à arte contemporânea mineira, criado em parceria do Instituto Tragaluz. A entidade foi fundada pelos proprietários do charmoso restaurante homônimo, Pedro e Patrícia Navarro, junto com Alexandre Lanna Resende, Renata Resende, Tadeu Bandeira, Joel e Jane Padula.


O colecionador Tadeu Bandeira, aliás, quem empresta sua coleção exclusiva para a exposição de estreia do novo espaço, que fica na famosa Rua Direita. “A cidade tem sua riqueza predominantemente no barroco, agora vai respirar um pouco mais do pós-moderno”, comenta Tadeu. A mostra é permanente do Martir, que pode receber outras ao longo do tempo.


O espaço fica em um imóvel centenário restaurado. Há mais de 100 obras doa anos 1970 até os dias de hoje. A ideia é que elas aumentem a visibilidade da arte contemporânea mineira, bem como transformá-la em um espaço inclusivo.

Arte contemporânea é uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo, e apresenta expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.


Além do Martir, o Instituto Tragaluz tem outras relevantes frentes de atuação. “Há mais de 20 anos trabalhamos em projetos sociais, como os de combate à desnutrição infantil, em diversas localidades.

Almejávamos atuar com maior ênfase em Tiradentes, em frentes que temos maior vocação”, explica o proprietário do restaurante e membro da entidade, Pedro Navarro.


Serviço:

Martir - Mostra de Artes de Tiradentes

  • Local: Rua Direita 44

  • Funcionamento: A partir de 1º/12, das 10h às 17, de quinta à sábado

  • Instagram: @ tragaluztiradentes


Fotos: Divulgação CC / Martir


bottom of page