Tradicional Semana Portuguesa promete agitar BH



A Semana Portuguesa, está chegando para agitar a capital mineira e celebrar a relação entre Brasil e Portugal. Isso significa que Belo Horizonte vaj ganhar diversas atividades entre os dias 9 e 11 de junho.


Á ocasião relembra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, comemorado em 10 de junho, e já tem início com uma apresentação de fado e uma solenidade entre as autoridades. Além disso, há 11ª Festa Portuguesa, que acontece no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto.  "Neste ano a nossa festa é ainda mais significativa pois celebramos os 200 anos da independência do Brasil. Será uma verdadeira celebração eno-gastronômica na qual destacamos a harmonização dos vinhos brasileiros com a gastronomia portuguesa!" diz Carlos Alberto Lopes, presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerias.


Programação

As atividades têm início no dia 9 de junho, com o espetáculo da fadista portuguesa Ana Laíns, pertencente a uma nova geração de cantoras do estilo, que apresenta o show "Mátria Língua", no Centro Cultural Unimed-BH Minas. O concerto traz uma viagem pelos maiores poetas em língua portuguesa e ritmos tradicionais de Portugal, sem esquecer um dos mais importantes escritores brasileiros – Carlos Drummond de Andrade. No dia 10 de junho, com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, haverá uma cerimônia fechada na Academia Mineira de Letras, onde serão celebrados os centenários dos escritores portugueses José Saramago e de Augustina Bessa-Luís, seguido de leitura de um trecho de suas obras. O evento conta, ainda, com a presença do Cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Dr. Rui Almeida, e líderes da comunidade luso-brasileira. Na ocasião, o coral Luís de Camões fará uma apresentação. E no dia 11 de junho, a tradicional 11ª edição da Festa Portuguesa volta ao entorno do Museu Abílio Barreto com atrações gastronômicas e culturais, celebrando a integração entre Brasil e Portugal. Entre 10h e 22h, os melhores restaurantes da cidade apresentam suas comidas típicas, além de cozinhas-show, artesanato e apresentações musicais de artistas brasileiros e portugueses. A programação completa será divulgada em breve. A Semana Portuguesa 2022, é promovida pela Câmara Portuguesa de Minas Gerais. O evento conta com o apoio do Instituto Camões e Minas Tênis Clube e patrocínio da TAP, ECB/Mota Engil, Atex do Brasil, Álvaro Representações, Biotech Logística, ISQ Brasil, Sabseg e Geocontrole. Realizadores: Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Consulado de Portugal em Belo Horizonte, Conselho das Comunidades Portuguesas, Centro da Comunidade Luso Brasileira de BH, Elos Clube e Academia Mineira de Letras SERVIÇO: Semana Portuguesa 2022 Show de fado "Mátria Língua", com Ana Laíns Data/Horário: 9 de junho, às 20:00 horas Local: Centro Cultural Unimed-BH Minas (R. da Bahia, 2244 - 5º - Lourdes). Ingressos: vendas na bilheteria do teatro e eventim.com.br 11ª Festa Portuguesa Data/horário: 11 de junho, das 10h às 22h. Local: Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto

  • Rua Bernardo Mascarenhas

  • Rua Josafá Belo

  • Rua Ten. Renato César

  • Área externa do Museu Histórico Abílio Barreto

  • Praça Prof Godoy Betônico

Entrada gratuita. Mais informações: https://www.instagram.com/festaportuguesabh/ https://www.camaraportuguesamg.com.br/