Unidos contra o diabetes


Superintendente de marketing da Drogaria Araujo, Adriana Caram, detalha ações de toda rede durante o dia mundial da doença, que inclui testagem grátis nas unidades de BH e interior



Foto: Arquivo Pessoal


Dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes e a Drogaria Araujo está planejando diversas ações alusivas à data. Poderia falar melhor sobre essa iniciativa e como surgiu a ideia?


Decidimos dedicar todo o mês de novembro à conscientização sobre o diabetes, tendo em vista, principalmente, o crescimento dessa doença, caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção da insulina, que já atinge mais de 16 milhões de brasileiros e cerca de 540 milhões de pessoas no mundo, segundo a Federação Internacional de Diabetes. Após realizar entrevistas e sessões de escuta com farmacêuticos e pessoas diabéticas, concluímos que ainda há bastante desinformação e muitas dúvidas sobre o assunto. Para tornar claras as informações sobre a doença, vamos produzir podcasts e videocasts com profissionais que são referência no assunto. Serão quatro entrevistas conduzidas pela jornalista Leila Ferreira, que vai conversar com educador físico, endocrinologista, nutricionista e uma psicóloga. Afinal, para o controle do diabetes se faz necessário um cuidado integrado, com hábitos de vida saudáveis. Outra importante ação prevê a testagem gratuita de glicose em várias unidades em Belo Horizonte e no interior do Estado no dia 14 de novembro.


Como vai funcionar a testagem gratuita? É preciso fazer uma inscrição prévia?


Não é necessário nenhum agendamento, basta ir a uma das lojas participantes da ação e realizar o teste. Em frente a essas lojas serão montadas tendas, onde farmacêuticos estarão disponíveis para conversar e aplicar os testes. Também neste espaço serão distribuídas pulseiras de identificação (diabetes tipo 1 ou tipo 2) e um flyer com informações sobre os programas, exames e testes oferecidos pela Araujo aos diabéticos. Vai ser um dia inteiro de trocas importantes, bate-papo e muita informação tanto para os diabéticos, como para aqueles que suspeitam ser portadores e, embora não tenham certeza, terão a chance de confirmar a hipótese com a realização rápida e gratuita do teste de glicose. A relação das lojas participantes será divulgada nas nossas redes sociais (também ao final desta página).


Como as pessoas podem se informar sobre a programação dos podcasts e videocasts e por meio de quais canais podem acompanhá-la?


Os episódios serão disponibilizados semanalmente na página do YouTube da Drogaria Araujo e no Spotify. O podcast da Araujo, o ‘Saúde em dia’, já é um projeto da rede, e entendemos que este seria o melhor momento para lança-lo, com episódios especiais sobre o diabetes. A partir de dezembro, outros temas também vão ser abordados. Nas redes sociais também vamos disponibilizar toda a programação.


Já existe um programa que dê suporte aos pacientes no controle do diabetes, e outras doenças?


Enquanto especialista em saúde, entendemos o nosso papel na promoção do cuidado preventivo e na conscientização dos cidadãos sobre a importância do diagnóstico precoce, como também o acompanhamento contínuo, o que aumenta significativamente as chances de sucesso em qualquer tratamento. Já oferecemos aos clientes diversos programas de saúde, apoiando pacientes com hipertensão, colesterol e diabetes. Através deste último, o “Diabetes em Dia”, o cliente conta com uma rotina completa de acompanhamento e cuidados. O que queremos com essas ações é ampliar o alcance dessas iniciativas e levar ainda mais informação de confiança e qualidade para o nosso público.


FOTO / Arquivo Pessoal