Marcopolo expõe seu novo ônibus 100% elétrico em São Paulo

Foto: Divulgação Marcopolo


A partir desta quarta-feira, 1, a Marcopolo S.A. participa do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes - VE Latino-Americano, evento que acontece até sábado, 3, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. A fabricante vai expor o seu novo ônibus 100% elétrico, o Attivi.


O veículo, que começou a ser produzido em agosto em sua unidade fabril de Caxias do Sul, participa, por intermédio do seu gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, Renato Florence, do painel de Veículos Pesados no Congresso da Mobilidade e Veículo Elétricos – C-MOVE, que ocorre em paralelo com o salão.


O painel, com o tema Soluções Tecnológicas - Qual a tecnologia embarcada nos veículos pesados pelos fabricantes, acontecerá no dia 1 de setembro, das 14h15 às 15h15 e terá como participantes, além do executivo da Marcopolo, Iêda Maria Oliveira, diretora da Eletra, Adalberto Maluf, da BYD, e Mike Munhato, Business Development Manager for eMobility da Mercedes-Benz do Brasil.


Renato Florence vai comentar sobre o projeto do Attivi, que envolveu o desenvolvimento de um chassi próprio e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive a tecnologia do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades. Com tecnologia brasileira e internacional, parceiros e fornecedores locais, com elevado conteúdo nacional, o projeto valoriza a engenharia brasileira, acelerando a digitalização dos processos de desenvolvimento de produto, com metodologia ágil através de ferramentas de simulação virtual que permitiram a redução do tempo de desenvolvimento de produto, com qualidade, confiabilidade e robustez.


"Todo esse trabalho permitiu que desenvolvêssemos o ônibus 100% elétrico mais leve do mercado nacional, com a maior capacidade de passageiros e melhor ocupação do espaço interno". De acordo com o executivo, isso foi possível pela redução do peso total do veículo, com a adoção de materiais mais leves, como os compósitos e aços de alta resistência, e pelo layout do posicionamento do pack de baterias e demais componentes da eletrificação.


Outro aspecto importante que será destacado pelo executivo é o trabalho da Marcopolo para garantir que os clientes tenham uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.


Desde outubro de 2021, o Attivi 100% elétrico está em operação assistida. Os veículos circularam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho.


"É uma iniciativa que reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade", enfatiza Renato Florence.


 


Crédito das imagens: Divulgação Marcopolo



Posts recentes

Ver tudo

Per Lui