Veuve Clicquot 250 anos

Restaurante do Palácio, comandado pelo Bravo Catering, é o escolhido por Luisa Fonseca para brindar o aniversário da prestigiada  marca de champagne ao lado do enólogo François Hautekeur


Foto: Arquivo Pessoal Léa Araújo


Em mais um de seus jantares harmonizados, Luisa Fonseca  confessa: “Veuve Clicquot sempre foi uma marca muito forte para mim. Foi por onde, há bons anos, comecei a me apaixonar  por champagne. E agora ter o privilégio de organizar a festa de  250 anos dessa marca que faz parte da minha história, é muito  emocionante e gratificante. Que eu possa continuar ajudando  a seguir o legado de Barbe Nicole Ponsardin, mulher que tanto  me inspira a nunca desistir dos meus sonhos. Que venham os  próximos eventos”.


François Hautekeur destaca que dentre as mais de 20 marcas  de vinhos e destilados do grupo LVMH, que integra grifes de luxo  como Dom Pérignon, Moët & Chandon, Château Cheval Blanc, Krug e vodka Belvedere, a casa do seu coração é a Veuve Clicquot,  onde trabalhou por nove anos e aprecia não só a qualidade do  champagne produzido, mas também a história da Maison. 

O espetáculo teve início com um coquetel no segundo andar do  restaurante do Palácio para um brinde inicial com Veuve Clicquot  Yellow Label. Finger foods Bravo escolhidos especialmente para  harmonização com champagne rodavam o salão, enquanto  desfrutávamos o rótulo mais conhecido da marca e seus toques  tostados.


Meu preferido foi o anel de batata com mouse de salmão e  folha de ouro. O mini taco de abacate, salsa negra e brotos foi  servido em cima de um limão e o tartar de salmão e caviar cítrus  sobre tapioca suflada com tinta de lula. Surpreendente a telha de  cenoura com kombu braseado, em que alga marinha e tubérculo  resultaram em um petisco delicioso.


“Como o foco principal da noite de hoje é a bebida, pensamos  em um menu com os diversos tipos de harmonização, seja pela  potencialidade, afinidade ou contraste de sabor. A ideia foi  brincar com essas paletas todas, então temos sabores doces,  salgados, umami, que se misturam para casar com o champagne,” relata o chef André de Melo sobre a construção dos pratos.


Descemos a escadaria do Palácio das Mangabeiras ao som da doce voz de Gabi Mello e o piano de cauda. Nessa segunda etapa  três pratos servidos na mesa foram harmonizados com diferentes  rótulos de Veuve Clicquot, apresentados pelo enólogo François  Hautekeur.


O primeiro prato parecia uma obra de arte com um belo jogo de  cores em tons alaranjados dado pelo salmão, pelo picles e creme  de cenoura defumado em desenho espiral. Extremamente macio e com aspecto cru, o salmão confit passou por cura e forno a baixa  temperatura. Chegou em uma textura impressionante em que  ao mesmo tempo que não parecia estar cozido, desmanchava  na boca. A linda tonalidade da taça servida de Veuve Clicquot  Rosè completava o show não só de cores mas principalmente  de sabores. 


Cada detalhe dos pratos foi especial, sendo que o que mais me  emocionou foi o robalo curado ao molho bicolor de mexilhões  frescos pela elegância e ao mesmo tempo sabor intenso que se  equilibrou perfeitamente com a Extra Brut Extra Old. Esse é um  rótulo especial, produzido apenas com vinhos base antigos, com  a mesma estrutura em que predomina a Pinot Noir, porém com  mais leveza e frescor, para quem aprecia vinhos mais secos. É o  meu preferido.


Se tem comemoração de aniversário tem que ter vela e  surpreendentemente era feita de chocolate branco com um leve  e delicioso mousse dentro com gel de champagne na base, ou  seja era comestível. O garçom acendeu na mesa cada vela dessa  sobremesa genial para celebrar os 250 anos da Veuve Clicquot.  Celebramos, apagamos a vela e brindamos com Veuve Clicquot  Demi Sec, repleta de aromas de frutas cristalizadas.


O petit four “Girl with ballon” foi inspirado na obra de arte  urbana do britânico Banksy em que uma garotinha estende a mão  para pegar seu balão vermelho, que no caso era um bombom de  chocolate no mesmo formato de coração.


Fotos: Arquivo Pessoal Léa Araújo




Posts recentes

Ver tudo

Per Lui