Via Streaming: dicas da semana

Atualizado: 11 de ago.


Foto: HBO Max / Divulgação


Em um futuro não tão distante, androides são criados para servir aos humanos em um parque de diversões temático de faroeste


“Westworld”


Os androides são robôs desenvolvidos com tecnologias avançadas que possuem características muito semelhantes aos humanos e imitam a sua forma de agir e pensar. Apesar de já existirem androides no mundo real, eles estão longe de ser tão desenvolvidos como os retratados pelo universo cinematográfico da ficção científica. Lá, a tecnologia é tão evoluída que distinguir um ser humano de um androide se torna uma tarefa árdua e existe toda uma questão moral sobre a existência ou não de consciência nos robôs. Uma obra que explora bastante essa questão é “Westworld”, filme de 1973 escrito e dirigido por Michael Crichton.


Um sucesso da época, o longa da década de 1970 foi recentemente adaptado pela HBO para o formato de série e, em 2022, já conta com quatro temporadas – todas disponíveis na plataforma da HBO Max. Com o mesmo título da obra original, a nova versão “Westworld” se passa em um futuro em que a tecnologia é tão avançada que já existe a cura para diversas doenças e as pessoas, cada vez mais, buscam qualquer tipo de entretenimento para se distrair. Nesse contexto, o Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins) desenvolve androides com a aparência perfeitamente igual a de um ser humano.


Tais robôs são criados para trabalhar em Westworld, um parque de diversões voltado para o público adulto que possui uma ambientação de faroeste. Lá tudo é liberado e os andróides não podem fazer mal a nenhum visitante, devendo cumprir todos os seus desejos – isso inclui desde brigas até orgias. Porém, quando um dos androides mais antigos, Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) atinge a consciência, uma confusão se instaura entre funcionários, visitantes e os seus próprios criadores. Com uma história confusa e repleta de reviravoltas, “Westworld” é a série perfeita para aqueles que gostam de uma boa ficção científica e não se incomodam com a forma explícita que a HBO costuma contar suas histórias.


Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jBfOlQrko0c


Quem matou Jorginho Peixoto?

Foto: Netflix/Divulgação


Com Thati Lopes, Fernanda Paes Leme, Maira Azevedo e Gkay no elenco, nova série brasileira da Netflix trata sobre uma atrapalhada investigação de assassinato.


A comédia é um dos principais gêneros cinematográficos no contexto da produção audiovisual nacional. Isso porque possuem um apelo popular muito forte, conseguindo atrair uma quantidade expressiva – a ponto de competir com produções internacionais – de pessoas para o cinema, por exemplo. Além disso, é responsável por lançar vários nomes importantes no cenário do entretenimento, como Paulo Gustavo e Tatá Werneck. Assim, não é de se estranhar que os serviços de streamings apostem tão fortemente nas comédias brasileiras. Só na Netflix existem diversas opções originais no catálogo, que logo irá aumentar com a chegada de “Nada Suspeitos” no dia 17 de agosto.


A série parte das histórias de três mulheres que foram enganadas por anos por Jorge Peixoto, um homem muito rico que mora em uma mansão. Apesar de traídas, elas – juntamente com suas famílias – atendem a um convite de Jorginho para comparecer a um jantar em sua casa, uma vez que ele alega estar sofrendo ameaças de morte e, por isso, precisaria passar os seus bens para o nome das três. Porém, nessa mesma noite um trágico acidente acontece: Jorge é assassinado com uma faca no escritório da mansão enquanto todos os visitantes ainda estão debaixo do mesmo teto que ele.


Por conta disso, o atrapalhado detetive Charles Nunes é convocado pelas autoridades para conduzir a investigação sobre o assassinato. Como todos estavam na casa no momento do crime e todos possuíam motivos plausíveis para um potencial assassinato, automaticamente o grupo vira o principal alvo de suspeitos da investigação. Ao mesmo tempo, a série irá acompanhar a dinâmica de convívio entre as famílias das três mulheres – de origens e classes sociais distintas – que se veem obrigadas a morar juntas, uma vez que o testamento do morto coloca que a mansão deveria ser dividida pelas três e nenhuma delas quer perder o que é seu por direito.


Confira o trailer de “Nada Suspeitos”: https://youtu.be/GrIlPD6I55A


Narcoterrorismo


Foto: Amazon Prime/Divulgação


Nova minissérie original da Amazon Prime Video mostra o terror vivido por grupo sequestrado por narcotraficantes na Colômbia.


Vencedor do prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez foi um dos escritores mais influentes da América Latina no Século XX. Dentre as suas obras mais famosas, certamente “Cem Anos de Solidão” se destaca no âmbito do realismo mágico, onde funde-se a realidade a um universo fantasioso. Além de escrever sobre histórias fictícias, o autor também aborda narrativas verídicas em suas obras, como é o caso de “Notícia de um Sequestro”, livro jornalístico lançado em 1996 e que será adaptado para a televisão pela Amazon Prime Video, que o transformará em uma minissérie de seis episódios cuja estreia está marcada para o dia 12 de agosto.


Com o mesmo nome do original, a produção exclusiva do serviço de streaming é baseada em fatos e se passa na Colômbia da década de 1990, quando surge uma onda de sequestros a jornalistas e entes queridos de figuras políticas importantes. Tal situação é, na verdade, um ato de retaliação do poderoso criminoso Pablo Escobar – considerado o homem mais procurado do mundo na época – ao esquema contra o narcotráfico montado por autoridades locais, juntamente com internacionais. O objetivo era trocar as vítimas pela liberdade de seus aliados e garantir algumas demandas.


Nesse contexto, a minissérie acompanha um grupo de pessoas que foram sequestradas pelos criminosos – formado por Diana Turbay (Majida Issa), Maruja Pachón (Cristina Umaña), Marina Montoya, (Carmenza Gómez) e Beatriz Villamizar (Julieth Restrepo) – em seu esforço para fugir, além do papel fundamental dos seus entes queridos na busca pela sua liberdade. Apesar de focar nas vítimas, “Notícia de um Sequestro” busca tecer um panorama mais abrangente acerca da guerra às drogas, seus impactos na sociedade como um todo e como essa problemática se estende para além da América Latina. A produção conta com a direção de Andrés Wood, que também assina como produtor executivo, ao lado de Rodrigo García, filho de Gabriel García Márquez.


Assista ao trailer de “Notícia de um Sequestro”: https://www.youtube.com/watch?v=-FmymGBCe1M




Posts recentes

Ver tudo

Per Lui