Vinhos da Menin Wine Company são apresentados pela primeira vez aos mineiros

Respeitados enólogos João Rosa Alves e Tiago Alves de Sousa trazem novas ideias, anos de estudo acadêmico e conhecimento técnico e experiências para o encontro no Fasano BH.

A Menin Wine Company (MWC), criada pelos empresários Rubens Menin e Cristiano Gomes em 2018, para produzir grandes vinhos no Douro apresentaram pela primeira vez, nesta semana, os vinhos produzidos pelas vinícolas, Menin Douro Estates e HO para importadores e imprensa mineira.

As grandes estrelas da noite, no Hotel Fasano BH, foram os vinhos emblemáticos apresentados por João Rosa Alves e Tiago Alves de Sousa, dois dos mais respeitados enólogos da nova geração de profissionais do vinho português.

Eles trazem à Menin Wine Company novas ideias, anos de estudo acadêmico, conhecimento técnico e experiências num encontro entre tradição e inovação, aproveitando o que há de melhor para produção de grandes vinhos.

O evento teve como objetivo dar a oportunidade para que importadores pudessem conhecer e passar a oferecer os vinhos aos mineiros, grandes consumidores dos vinhos produzidos em Portugal. A importação de vinhos portugueses corresponderam a 21,7% das exportações da bebida do Estado no ano passado.

O vinho de estreia da Vinícola Menin Douro Estates, o Douro’s New Legacy Reserva 2018 recebeu a medalha de Ouro na Beliner Wine Trophy, 2021 - Winter Edition, maior competição de vinhos do mundo da OIV - International Organisation of Vine and Wine (Organização Internacional da Vinha e do Vinho). A BWT reuniu entre 8 e 18 de abril, na Alemanha, cerca 14 mil produtores e distribuidores de todo o mundo.

Este ano o vinho Grande Reserva Tinto 2019 da Menin Douro Estates e HO Sousão 2018 da HO, fizeram história pois, ambos foram premiados nos principais concursos mundiais de vinho.

Já o Menin Grande Reserva Tinto 2019 recebeu a medalha de Grande Ouro na cerimônia de entrega da 9ª edição do Concurso Vinhos de Portugal realizada em Santarém. Foram mais de 1.450 vinhos inscritos e o júri atribuiu 442 medalhas. entre as quais 36 na categoria de Grande Ouro, 107 de Ouro e 291 de Prata. Com a distinção o Menin Grande Reserva Tinto 2019 passou a integrar o grupo restrito dos melhores vinhos do ano.

O HO Sousão 2018 da HO, por sua vez, foi reconhecido na Grand Gold no Concurso Berliner Wine Trophy, (Troféu Berliner Wein), maior competição de vinhos da Alemanha e um dos mais prestigiados concursos mundiais de vinho. O concurso contou com cerca de 20 mil vinhos inscritos, representando mais de 40 países, avaliados por mais de setecentos jurados. O HO Sousão 2018 foi ainda distinguido como Best Red in Show - o melhor vinho tinto do concurso.




Fotos: Edy Fernandes