Volkswagen faz 70 anos e presenteia Brasil com SUV 100% elétrico
Atualizado: 27 de abr.
Com previsão de chegada no segundo semestre deste ano, ID.4 abre caminho para a estratégia de mobilidade sustentável da empresa na América Latina.

Foto: Divulgação CC / GMW
Aos 70 anos de Brasil, a Volkswagen continua em busca de novidade. A mais recente é o anúncio da chegada do ID.4 ao mercado nacional no segundo semestre de 2023, o primeiro SUV veículos 100% elétrico da marca no País.
A notícia chega também junto com o novo CEO, pela primeira vez um brasileiro. Isso mesmo: a Volkswagen do Brasil nunca havia tido um executivo da terra. Seu nome: Ciro Possobom, que se reportará diretamente ao chairman executivo da Volkswagen América do Sul, Alexander Seitz.
Segundo a montadora, o ID.4 chega ao Brasil como parte importante na estratégia de mobilidade sustentável da empresa na América Latina. Detalhes do veículo, como equipamentos de série, opcionais e preço sugerido serão revelados em breve.
O ID.4 introduz na VW uma tecnologia de alta eficiência energética e que tem forte potencial para a descarbonização. Faz parte da ofensiva de 15 modelos elétricos e flex que a marca irá lançar na região até 2025.
O modelo é montado sobre a exclusiva plataforma MEB, dedicada aos automóveis elétricos do grupo. Traz sistema de recarga rápida e é capaz de carregar até 80% da bateria em aproximadamente 40 minutos – considera-se um carregador a recarga DC (150 kW). As baterias do SUV ficam posicionadas no assoalho do modelo, a fim de permitir melhor aproveitamento do habitáculo.
O modelo tem grande distância entre eixos da plataforma MEB, que combinada com balanços muito curtos, resulta em um amplo espaço interno. Seus faróis interativos matriciais são denominados de IQ. Light Matrix. Eles foram combinados com os novos conjuntos de luzes traseiras em LED 3D com função animação.
O SUV vai ser equipado com muitos recursos digitais e bom acabamento interno, além de ar-condicionado digital com três zonas de resfriamento (duas na frente e uma atrás).
Outro recurso que estará presente no ID.4 é o DCC: Dynamic Chassis Control (Controle Dinâmico de Chassi). Esse sistema oferece modos de condução diferentes (Sport, Normal, Eco e Individual), e ajusta diversos recursos do veículo de acordo com o modo escolhido.
Em termos de segurança, o veículo virá com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga do motorista, detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, assistente traseiro de saída de vaga e airbag central - que evita choque entre as pessoas em caso de acidentes mais graves.

Foto: Divulgação CC / Volkswagen