Futuro complexo hospitalar de BH busca inovação na China
Com 532 leitos e laboratório projetado para realizar 1,5 milhão de exames por ano, empreendimento tem desenvolvimento em parceria público-privada

Com 532 leitos e um laboratório projetado para realizar mais de 1,5 milhão de exames por ano, o futuro Complexo de Saúde Hospitalar Padre Eustáquio (HoPE), em Belo Horizonte, começa a olhar para o outro lado do mundo em busca de soluções para sua implantação. Uma missão técnica do Grupo Integra esteve na China em outubro para conhecer hospitais, fabricantes de equipamentos médicos e empresas especializadas em tecnologias aplicadas à saúde.
A iniciativa foi conduzida por executivos da SPE HoPE S.A., empresa do Grupo Integra responsável pelo projeto. A programação incluiu visitas técnicas e reuniões de negócios com o objetivo de avaliar recursos que possam contribuir para a infraestrutura e a futura operação do empreendimento.
O grupo reuniu o presidente da Integra, Clébio Batista; diretor-presidente da SPE HoPE S.A., Felipe Campos; diretor de investimentos, Flávio Lanza,; e os acionistas Guilherme Santos, Flávio Gontijo e Ernani Bronzati.
Entre os compromissos estiveram visitas a hospitais chineses e à sede da Comen Medical, em Shenzhen, onde foram apresentados equipamentos e soluções para o setor hospitalar. A agenda também contemplou a Huawei, a Edge Medical, especializada em robótica cirúrgica, e empresas que desenvolvem tecnologias de automação e inteligência artificial.
Outro destaque foi a participação na China International Medical Equipment Fair (CMEF 2026), realizada em Pequim, no dia 24 de outubro. A feira é dedicada à apresentação de equipamentos e inovações voltados ao segmento médico-hospitalar.
Tecnologia para a rede pública de saúde
O Complexo de Saúde HoPE integra o portfólio do Grupo Integra no setor hospitalar e será implantado por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o Governo de Minas Gerais. O futuro projeto prevê a reunião de serviços hospitalares especializados e do Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen).
Por meio da SPE HoPE S.A., a concessionária será responsável pela construção, aquisição dos equipamentos e operação dos serviços não assistenciais, conforme estabelecido no contrato de concessão, com prazo de 30 anos. A assistência médica continuará sob responsabilidade do poder público, com atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As referências e tecnologias conhecidas durante a missão internacional poderão contribuir para a avaliação de soluções aplicáveis ao empreendimento. A iniciativa faz parte das etapas de planejamento de um dos principais projetos de modernização da infraestrutura da rede pública hospitalar de Minas Gerais.