- Cidade Conecta Indica
- fevereiro 5, 2026
- 18 minutos
Carnaval de BH abre fevereiro com muita folia e tributo a Jorge Ben Jor
Blocos tradicionais, samba, rock, eletrônico, programação inclusiva e atrações para crianças já movimentam a capital mineira

Cristhopher Marinho (*)
O mês de fevereiro começa em clima de festa em Belo Horizonte. Uma das datas mais aguardadas do calendário cultural da capital mineira, o Carnaval de BH chega com uma programação intensa e diversa. Pensando nisso, o Cidade Conecta Indica desta semana trás uma edição especial focada na folia que agita o coração de Minas Gerais.
Um dos blocos mais emblemáticos de Belo Horizonte abre a programação pré-carnaval no dia 11 de fevereiro, na Avenida Afonso Pena. O Chama o Síndico ocupa a via com o tema “Universo África Brasil”, em homenagem aos 50 anos do disco África Brasil, de Jorge Ben Jor.
Com 14 anos de história, o bloco já recebeu nomes como Paralamas do Sucesso, Jorge Ben Jor, Criolo e Planet Hemp. Neste ano, promete um espetáculo que une música, luzes e narrativa visual para destacar as raízes africanas na construção da cultura brasileira, transformando o Carnaval em espaço de criação, identidade e liberdade.
A celebração reúne samba, pagode, frevo, hip hop, soul, congado, ijexá e funk. O encontro é gratuito e começa às 18h, em frente ao Palácio das Artes.
Nova e velha geração do samba se encontram no Palco Aberto do Carnaval de BH

O Carnaval da Liberdade 2026 aposta no samba como fio condutor nos dias 5, 6 e 8 de fevereiro, a partir das 18h, com o Palco Aberto – Nova Geração do Samba, nos Jardins do Palácio das Artes.
A proposta é promover o encontro entre artistas em formação e nomes consagrados do gênero, fortalecendo a cena musical mineira. No dia 5, a cantora Cinara Gomes e a sambista Aline Reis comandam a abertura, seguidas pelo DJ Balzzac com clássicos da música brasileira.
No dia 6, o palco recebe o Grupo Nossa Roda, coletivo respeitado do samba nacional, além de Aline Calixto, uma das principais vozes do gênero. A noite se encerra com a discotecagem da DJ Fê Linz.
O encerramento acontece no dia 8, com o projeto Abre a Roda: Mulheres no Choro, seguido pela cantora Giselle Couto. A programação ainda conta com DJ Vini Brown.
O evento gratuito, na Avenida Afonso Pena.
Bloco da Mokaii transforma o Shopping do Avião em pista eletrônica

O Carnaval de BH também abre espaço para a música eletrônica. No dia 14 de fevereiro, o Bloco da Mokaii ocupa o Shopping do Avião com 15 horas ininterruptas de programação, das 17h às 8h, reunindo 15 DJs nacionais e internacionais.
Com expectativa de público de cerca de 7 mil pessoas, o evento aposta na experiência completa, com pôr do sol, nascer do dia e vista privilegiada como parte do espetáculo. Entre os destaques estão o DJ Aron, atração internacional de Israel, White Sheep, referência da cena eletrônica mineira, e Luan Poffo, artista consolidado que transita entre o eletrônico e o pop.
A festa é gratuita, com opção de Área VIP a partir de R$ 50, com bar e banheiros exclusivos.
Ingressos e mais informações no Sympla
Carnaval de BH inclusivo ganha voz

A inclusão também marca presença na folia. No dia 7 de fevereiro, a Apae BH realiza o 18º Grito de Carnaval Inclusivo, com patrocínio da Fundação CDL-BH, dentro das celebrações de seus 40 anos.
O evento busca ampliar a participação de pessoas com deficiência nas comemorações culturais da cidade, reforçando o Carnaval como espaço de convivência, cidadania e respeito.
A concentração acontece na Rua Cristal, no bairro Santa Tereza, a partir das 14h, com início do cortejo às 15h.
A participação é gratuita.
Circuladô aposta em fé, diversidade e grandes nomes da música brasileira

O bloco Circuladô retorna à Avenida Afonso Pena com o tema “Fé na Festa”, sob a regência de Di Souza. A proposta é transformar o cortejo em um grande encontro entre espiritualidade, música e celebração coletiva.
Entre os destaques estão Mariana Aydar, vencedora de dois Latin Grammy e referência do forró brasileiro, e Celso Moretti, pioneiro do reggae no País. A cena mineira também tem presença forte com LuizGa, fundador do Graveola e Rosa Neon, além de Célia Xakriabá, Pri Glenda, Jeffim Dabazi e Matheus Rocha.
O cortejo é gratuito, com saída às 13h, neste domingo (8), seguindo até às 18h.
Rock Folia leva guitarras e clássicos ao Carnaval de BH na Pampulha

Para quem prefere trocar o samba pelas guitarras, o Festival Rock Folia integra a agenda carnavalesca no dia 8 de fevereiro, no Bar da Orla, na Pampulha, a partir das 12h. A proposta é unir o clima descontraído do Carnaval com grandes clássicos do rock nacional e internacional.
Entre as atrações estão a banda Cash, um dos nomes mais tradicionais do rock em Belo Horizonte, a Mamonas Replay, que revive a irreverência dos Mamonas Assassinas, e a Lurex, reconhecida nacionalmente como um dos principais tributos ao Queen.
O evento conta com estrutura gastronômica completa, chope gelado e espaço pensado para toda a família, incluindo área kids com equipe de recreação infantil.
Ingressos disponíveis na plataforma Sympla.
Shoppings de BH promovem bailinho infantil

Boulevard Shopping
A programação infantil também ganha destaque no Carnaval de BH. No sábado, 7 de fevereiro, o Boulevard Shopping BH recebe o Bailinho de Carnaval Miraculous, a partir das 14h, com atividades interativas inspiradas nas aventuras de Ladybug e Cat Noir.
Além do bloco infantil Os Baianinhas, ligado às tradicionais Baianas Ozadas, o evento traz repertório de Gilberto Gil e Moraes Moreira, além de dinâmicas musicais que estimulam a criatividade das crianças, como a construção de instrumentos com materiais recicláveis.
A proposta alia diversão, fantasia e consciência ambiental em uma tarde gratuita, com encontros especiais com os personagens.
Shopping Del Rey
O Shopping Del Rey promove um grande Bailinho de Carnaval, para a família se divertir com conforto e segurança. Com programação gratuita, a diversão inclui desfile de fantasias, oficina de máscaras e muita música.
Os corredores do shopping vão se transformar em uma verdadeira passarela e as fantasias coloridas vão abrir alas para a folia, que combina música animada, brincadeiras e um astral leve e contagiante que só o Carnaval tem. A animação começa a partir das 15h, no Espaço ao Ar Livre (Estacionamento G), com um animado desfile de fantasias, em que as crianças poderão soltar a imaginação com muito estilo e criatividade.
A diversão é garantida, faça chuva ou faça sol, com muito conforto e tranquilidade. E, a partir das 16h30, a festa continua com atividades recreativas e oficinas lúdicas de customização de máscaras e maquiagem artística, que vão incrementar o visual dos pequenos foliões. Tudo isso embalado por marchinhas e hits que marcam a folia há várias gerações.
Portal Auto Shopping
O Portal Auto Shopping também entra no clima da folia com o “Esquenta CarnaPortal”, uma festa especial pensada para toda a família. Neste fim de semana, dias 7 e 8 de fevereiro, o shopping automotivo transforma-se em um espaço de diversão e alegria, com atividades gratuitas que prometem animar crianças e adultos. Realizado em parceria com o Banco Santander, o evento reforça o compromisso do Portal em oferecer experiências únicas, além da comercialização de veículos.
O “Esquenta CarnaPortal” oferece uma programação repleta de atrações para toda família. Nos dois dias, os foliões irão receber maquiagem temática de Carnaval e um kit especial para curtir a festa mais esperada do ano, incluindo itens exclusivos para entrar no clima da festa. Além de poderem se jogar nas brincadeiras da área kids e fazer registros divertidos em família no espaço temático, os participantes poderão embarcar na Rota da Folia e garantir brindes especiais.
No sábado (7), o evento acontece das 10h às 14h e contará com a presença do Homem-Aranha, o super-herói favorito de muitas gerações. Já no domingo (8), as famílias poderão curtir toda a animação do CarnaPortal das 9h às 13h, com a tranquilidade de ter estacionamento gratuito.
Velha Guarda do Samba ocupa o Palácio da Liberdade

Encerrando a primeira semana de Carnaval, o Palácio da Liberdade recebe a Velha Guarda do Samba, celebrando a tradição e a força do gênero em Minas Gerais.
A abertura acontece no dia 13 de fevereiro, das 18h às 22h, com baterias de escolas de samba, intérpretes e foliões em uma noite dedicada aos grandes clássicos. A programação segue entre os dias 14 e 17 de fevereiro, das 13h às 21h, com apresentações que homenageiam o samba raiz e seus protagonistas.
Toda a programação é gratuita.
(*) Estagiário de jornalismo sob supervisão do editor Luís Otávio Pires