Show de luzes transforma o Centro de BH em galeria a céu aberto

Show de luzes transforma o Centro de BH em galeria a céu aberto

Programação gratuita convida o público a percorrer espaços icônicos da capital em uma experiência visual e sensorial

Show de luzes transforma o Centro de BH em galeria a céu aberto
Instalação luminosa integra a programação da Festa da Luz 2026 no Centro de Belo Horizonte (Foto: Isis Medeiros / Divulgação)

 

Cristhopher Marinho (*)

Belo Horizonte se transforma em uma grande galeria a céu aberto neste fim de semana com a chegada da 5ª edição da Festa da Luz 2026. O festival ocupa ruas e espaços da região central da capital mineira com projeções, instalações e experiências que conectam arte, tecnologia, arquitetura e espaço urbano. Um verdadeiro show de luzes.

Entre os dias 25 e 28 de junho, das 18h às 23h, a programação gratuita leva intervenções visuais para prédios e locais emblemáticos da cidade sob o tema “O Brasil é América Latina”. A edição propõe reflexões sobre identidade, pertencimento e diversidade cultural a partir de uma perspectiva latino-americana.

Ao todo, serão 12 instalações artísticas, com drones, uma mostra latino-americana de videomapping, apresentações musicais e performances itinerantes. O percurso transforma a paisagem urbana em uma experiência visual e sensorial aberta ao público.

O festival convida moradores e visitantes a circularem por pontos como Praça da Estação, Rua Sapucaí, Viaduto Santa Tereza, Parque Municipal, Praça Rui Barbosa e Museu de Artes e Ofícios, entre outros espaços do Centro da capital.

 

Imprevisto estreia novo álbum com participação de Paulo Santos 

Show de luzes transforma o Centro de BH em galeria a céu aberto
Cris Vaz e Henrique Cabral apresentam o álbum Imprevisto – Vol. 2 em show gratuito no Galpão Cine Horto, com participação especial de Paulo Santos (Foto: Niura Bellavinha)

 

A letrista e cantora Cris Vaz e o compositor e multi-instrumentista Henrique Cabral lançam o álbum Imprevisto – Vol. 2 nesta sexta-feira (26), às 20h30, no Galpão Cine Horto. O show contará com a participação especial de Paulo Santos, um dos fundadores do grupo Uakti.

Além das faixas já disponibilizadas nas plataformas digitais, Algodão e Amor Imprevisto, o novo trabalho apresenta seis composições inéditas: Pindorama (ou Civilização), Dalí, Inferno, Milhões de Deuses, Estrela e Roupa de Domingo.

Com entrada gratuita, o projeto transita entre spoken word, experimentação vocal, jazz, rock e canção brasileira contemporânea, valorizando elementos da literatura, do teatro e da performance. 

O novo álbum aprofunda a linguagem artística construída pela dupla desde o primeiro trabalho, lançado em 2023.

 

Supergirl chega aos cinemas em nova aventura da DC 

Show de luzes transforma o Centro de BH em galeria a céu aberto
Interpretada por Milly Alcock, Supergirl chega aos cinemas em nova produção da DC com ação, fantasia e aventura espacial (Foto: Cinépolis / Divulgação)

 

Um novo capítulo da fase do universo cinematográfico da DC chega às telonas nesta semana com a estreia de Supergirl.

Em cartaz a partir de 25 de junho, o filme explora a trajetória da prima de Superman enquanto ela busca encontrar seu lugar em um novo planeta e lidar com os desafios de sua identidade.

Protagonizado por Milly Alcock e dirigido por Craig Gillespie, o longa reúne ação, fantasia e aventura. O elenco ainda conta com David Corenswet no papel de Superman e Jason Momoa como o anti-herói Lobo.

O longa acompanha Kara Zor-El (Milly Alcock), também conhecida como Supergirl, em uma jornada de descobertas, desafios e aventuras ao lado de seu inseparável companheiro, Krypto. Quando uma nova ameaça surge, a heroína se vê diante de uma parceria improvável que a conduz por uma jornada interestelar marcada por vingança, coragem e justiça. 

Os ingressos já estão disponíveis pelo site da Cinépolis.

 

 

Espetáculo debate impactos da inteligência artificial nas relações humanas

Rick Alves em ensaio do espetáculo Não Penso, Logo Não Existo, peça sobre inteligência artificial em Belo Horizonte
DiretorRick Alves, o espetáculo Não Penso, Logo Não Existo propõe reflexões sobre IA, individualidade e relações humanas (Foto: Divulgação)

 

A inteligência artificial e seus reflexos na sociedade contemporânea estão no centro da 27ª Mostra de Artes do Espaço Cênico Rick Alves, com a estreia do espetáculo Não Penso, Logo Não Existo. As sessões acontecem em 26 de junho, às 20h e às 21h30. 

Com dramaturgia e direção de Rick Alves, a peça se passa em uma biblioteca em decadência, onde um grupo de jovens discute os benefícios e as possibilidades oferecidas pela inteligência artificial.

Ao longo da trama, surgem questionamentos sobre os impactos da tecnologia na formação da individualidade, nas relações humanas e na capacidade crítica da sociedade.

Inspirado pelo existencialismo, o espetáculo utiliza linguagem contemporânea e elementos surrealistas para provocar reflexões sobre os limites entre o avanço tecnológico e a condição humana.

Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla.

 

Festival de cinema italiano chega a Belo Horizonte 

Longa em exibição na 13ª edição da Festa do Cinema Italiano, festival realizado em Belo Horizonte
Belo Horizonte recebe a 13ª edição da Festa do Cinema Italiano, com sessões especiais e exibição de produções italianas contemporâneas (Foto: Generali / Divulgação)

 

Entre os dias 25 de junho e 1º de julho, Belo Horizonte recebe a 13ª edição da 8½ Festa do Cinema Italiano, com exibições no Cine Belas Artes e no Minas Tênis Clube.

O festival dedicado à produção cinematográfica italiana contemporânea apresenta uma seleção de filmes inéditos, além de encontros com profissionais do setor e sessões especiais.

A programação reúne dez obras já confirmadas e contempla tanto cineastas consagrados quanto novos nomes do cinema italiano. Entre os destaques estão Caro Diario, clássico de Nanni Moretti, Modi: Três Dias nas Asas da Loucura, o documentário ítalo-brasileiro Irmãos Segreto, além de Primavera, O Menino da Calça Rosa, Três Vezes Adeus e Agnus Dei.

Além da capital mineira, o festival passa por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Belém.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria dos cinemas participantes ou pelo site oficial do evento.

Show de Adriana Calcanhotto abre programação do Sesi Multilinguagens em BH 

Adriana Calcanhotto se apresenta em Belo Horizonte na abertura do Sesi Multilinguagens com show voz e violão
Adriana Calcanhotto abre o Sesi Multilinguagens em Belo Horizonte com show intimista de voz e violão no Teatro Sesi Minas BH (Foto: Sesi / Divulgação)

 

A cantora, compositora e escritora Adriana Calcanhotto abre a programação do Sesi Multilinguagens em Belo Horizonte nesta quinta-feira (26), às 20h, no Teatro Sesi Minas BH, com o espetáculo Adriana Calcanhotto Voz e Violão.

A apresentação marca o lançamento da iniciativa do Sesi Cultura Minas Gerais na capital mineira, que propõe uma programação integrada voltada à música, ao teatro e ao audiovisual.

Com mais de três décadas de carreira, Adriana consolidou uma trajetória marcada pelo trânsito entre a MPB, o samba, a bossa nova e a literatura. No formato intimista de voz e violão, o público poderá acompanhar sucessos que marcaram sua carreira em uma apresentação que aproxima artista e plateia.

Após a passagem por Belo Horizonte, o espetáculo segue para o Teatro SesiMinas de Uberaba, no dia 28 de junho, ampliando o alcance da iniciativa em diferentes regiões do estado.

Os ingressos para o show estão disponíveis pela plataforma Sympla.

 

(*)  Com supervisão do editor Luís Otávio Pires