Balança de Uberlândia tem recorde histórico 

Balança de Uberlândia tem recorde histórico 

COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

Balança de Uberlândia tem recorde histórico
Dados do Comex mostram Uberlândia com superávit da balança comercial (Foto:  Secretaria de Comunicação/PMU)

 

A balança comercial de Uberlândia alcançou em maio deste ano o melhor resultado mensal da série histórica. Dados do Comex Stat, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), apontam que o município teve, entre exportações e importações, um superávit de US$ 186,9 milhões no período. O desempenho foi impulsionado pelo forte volume de vendas para o mercado externo. Apenas em maio, Uberlândia exportou US$ 200,5 milhões em produtos, enquanto as importações somaram US$ 13,6 milhões. (Diário de Uberlândia).

https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/40833/balanca-comercial-de-uberlandia-tem-recorde-historico-com-superavit-quase-us-187-milhoes-e

R$ 145 bilhões em impostos pagos pelos mineiros

Os mineiros já pagaram R$ 145,5 bilhões em impostos, taxas e contribuições neste ano. O volume representa 7% da arrecadação nacional, que projeta ultrapassar R$ 2 trilhões ainda neste mês. Os dados são do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo, que simula em tempo real o volume arrecadado pela União. A maior parte desses recursos provém de tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), o Imposto de Renda (IR), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e as contribuições previdenciárias, além da arrecadação proveniente do comércio exterior. (Diário do Comércio).

https://diariodocomercio.com.br/financas/arrecadacao-impostos-minas-gerais-2026/

Caeté quer estimular a irrigação

O prefeito de Caeté, Alberto Pires, esteve na segunda-feira (22) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde se reuniu com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes. Durante o encontro, foram discutidas ações e parcerias voltadas ao fortalecimento da agropecuária no município. Entre os temas abordados estiveram a atração de novos investimentos, a ampliação de programas de incentivo ao setor e a criação de oportunidades para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região e melhorar as condições de trabalho dos produtores rurais. (Jornal Opinião).

https://www.opiniaocaete.com.br/caete-articula-com-governo-de-minas-novas-acoes-para-impulsionar-agricultura-e-irrigacao-sustentavel/

Câmara de Paraíso rejeita contas de ex-prefeito

A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso rejeitou, durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira, 22, as contas do exercício financeiro de 2015 do ex-prefeito e ex-deputado Rêmolo Aloise. Em votação nominal, os vereadores aprovaram o parecer da comissão especial responsável pela análise do processo e acompanharam o entendimento do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O processo  apontou o descumprimento do percentual mínimo constitucional de investimentos em manutenção e desenvolvimento do ensino durante o exercício de 2015. Conforme o parecer, o município aplicou 23,18% dos recursos na área da educação, índice inferior aos 25% exigidos. (Jornal do Sudoeste).

https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=221565

Em Timóteo, Câmara contraria o TCE

Pelo placar de 12 x 3, as contas do ex-prefeito municipal, Douglas Willkys, referentes aos anos de 2019 e 2020, foram rejeitadas pelos vereadores de Timóteo em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (22). Com a decisão desfavorável, a Câmara derrubou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que recomendava, com ressalva, a aprovação das contas de Willkys. Conforme o Procurador Geral da Câmara de Timóteo, com a conclusão da votação em Plenário, o processo será encaminhado ao TCE/MG, que deverá enviá-lo à Justiça Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral (Jornal dos Vales).
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/65071/camara-de-timoteo-camara-de-timoteo-rejeita-contas-de-exprefeito

Sistema Comércio na Rua leva serviços, cultura e oportunidades a cidades mineiras

O Sistema Comércio na Rua, iniciativa do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas, chega ao seu quarto ano consolidado como um dos maiores projetos itinerantes de desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. Com programação gratuita voltada à população, empresários e trabalhadores do comércio, o evento percorre municípios mineiros promovendo qualificação profissional, ações de saúde, lazer, gastronomia, cultura e fortalecimento do varejo local.

Em 2026, a caravana já passou por Itajubá, entre os dias 11 e 14 de junho, reunindo atrações culturais, serviços gratuitos, oficinas gastronômicas, atendimentos de saúde, palestras para empresários e shows musicais.
A próxima parada será em Santa Luzia, entre os dias 25 e 28 de junho. A programação inclui atendimentos de saúde, oficinas de gastronomia, atividades recreativas, ações de bem-estar, capacitação empresarial por meio do Inova Varejo e show gratuito da dupla sertaneja João Neto e Frederico.

Na sequência, o projeto chega a Patrocínio, de 2 a 5 de julho, com uma programação semelhante e show gratuito do cantor e compositor Renato Teixeira, além de atividades culturais, capacitações e serviços para a população. E, no mês de agosto, o projeto estará na cidade de São João Del Rey oferecendo aos cidadãos atrações culturais, serviços gratuitos, oficinas gastronômicas, atendimentos de saúde, palestras e shows musicais.
Para o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato, o projeto vai além da realização de eventos.

 

“O Sistema Comércio na Rua aproxima nossas instituições da população, fortalece o comércio local, gera oportunidades para empresários e trabalhadores e leva serviços essenciais às comunidades. É uma iniciativa que contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e social dos municípios mineiros”, afirma.

Ao longo de sua trajetória, o Sistema Comércio na Rua tem impulsionado negócios, ampliado o acesso a serviços gratuitos e promovido experiências culturais de qualidade, reafirmando o compromisso do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac com o crescimento das cidades e a melhoria da qualidade de vida da população mineira.