- Educação
- abril 6, 2026
- 3 minutos
Estudantes de escola mineira avançam em programa do MIT voltado a soluções ambientais
Fundação Torino está entre as três instituições do Brasil selecionadas para o Regenerative Futures, com desenvolvimento de projetos sustentáveis

Com sede em Belo Horizonte, a Fundação Torino está entre as três instituições brasileiras selecionadas para o desafio internacional Regenerative Futures, iniciativa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em parceria com a Fab Foundation. Ao todo, 23 equipes de estudantes foram escolhidas em diferentes países, sendo cinco do Brasil.
A Fundação Torino se destacou ao ter três propostas aprovadas. Para a instituição, este resultado evidencia o engajamento dos estudantes em projetos voltados à sustentabilidade e inovação.
As soluções foram desenvolvidas dentro do programa La Città di Leo, iniciativa de extensão que incentiva a formação de jovens como agentes de transformação, com foco em desafios contemporâneos.
O Regenerative Futures tem como objetivo estimular a criação de soluções inovadoras para questões ambientais urgentes. Nesse contexto, os projetos apresentados pelos alunos propõem alternativas para reduzir os impactos do uso e descarte de produtos industriais tradicionais, uma vez que alia criatividade e consciência ambiental.
Criado para inspirar novas gerações a enfrentar os desafios do planeta, o programa oferece workshops, mentorias, parcerias estratégicas e experiências práticas.
A iniciativa integra a plataforma educacional pK-12 do MIT, voltada ao desenvolvimento de estudantes e educadores, com o objetivo de formar futuros líderes comprometidos com a inovação sustentável.
A próxima etapa do Regenerative Futures definirá oito equipes finalistas, com resultado previsto para o dia 15 de abril.
A Fundação Torino é uma escola internacional, de origem italiana, onde os estudantes são estimulados a desenvolver seus talentos e preparados para ingressar nas melhores universidades do Brasil e do exterior. Com formação integral, contempla as disciplinas tradicionais da escola brasileira, além de oferecer um currículo italiano, que se estende a outras áreas do conhecimento, como Direito e Economia Política, Economia Empresarial e Latim.

