- Esporte
- setembro 9, 2026
- 6 minutos
Competição internacional de MMA estreia em Belo Horizonte com mineiro na disputa por cinturão mundial
LFA desembarca no Mineirinho e reforça a força de Minas Gerais no cenário esportivo

Da Redação
O cenário competitivo do MMA ganha um novo capítulo em Belo Horizonte. Pela primeira vez na capital mineira, o LFA 241 (Legacy Fighting Alliance) realiza a edição no Ginásio Mineirinho, no dia 11 de setembro. Reconhecida como uma das principais portas de entrada para o UFC, a organização internacional promove uma noite com 15 lutas e forte presença de atletas mineiros.
Ao todo, o evento conta com dez competidores mineiros representando a presença mineira no octógono, entre eles, um disputa cinturão da noite.
O principal destaque da programação é a disputa pelo cinturão mundial vago dos pesos-galos (até 61 kg), que colocará frente a frente o mineiro Rafael “Mini Man” Pereira, invicto desde 2018, e o paulista Vinicius “Bad Boy Killer” Pires.
Com a realização do evento em Belo Horizonte, Minas Gerais torna-se o sexto Estado brasileiro a receber o LFA. A organização é responsável por revelar mais de 350 atletas que chegaram ao UFC, maior evento de MMA do mundo.
Vídeo – veja a edição 238 do LFA, competição internacional de MMA:
Mineiros protagonizam edição 2026
Segundo o vice-presidente do LFA na América do Sul e ex-campeão meio-pesado do Strikeforce, Rafael Feijão, a tradição mineira nos esportes de combate foi determinante para a escolha da cidade.
“Minas tem uma ligação muito forte com os esportes de combate e há algum tempo queríamos levar o LFA para Belo Horizonte. Chegamos com uma disputa de cinturão entre dois dos melhores pesos-galos do País e a expectativa é de casa cheia no Mineirinho”, afirma.
Além da luta principal, a edição reforça a relevância de Minas Gerais no cenário nacional do MMA ao reunir os representantes do Estado no octógono.
“Desde que anunciamos a chegada do LFA, Belo Horizonte nos recebeu com a hospitalidade que é uma marca de Minas Gerais. O estado tem um MMA de alto nível, com muitos atletas preparados e uma história importante nos esportes de combate. Estamos trabalhando para fazer uma das maiores edições do LFA já realizadas no Brasil e proporcionar uma grande noite para o público mineiro”, destaca Feijão.
Os portões do Mineirinho serão abertos às 16h30. As lutas preliminares começam às 17h, enquanto o card principal está previsto para às 21h.
Saiba mais – LFA 241 em Belo Horizonte
- Data: 11 de setembro de 2026
- Local: Ginásio Mineirinho, Belo Horizonte
- Horário: portões às 16h30; lutas preliminares às 17h; card principal às 21h
- Ingressos: gratuitos mediante doação de 1 kg de alimento não perecível, com retirada antecipada pelo Sympla.