• julho 14, 2023
  • 2 minutos

8ª edição do Noturno no Museus acontece nesta quinta-feira

8ª edição do Noturno no Museus acontece nesta quinta-feira

Evento reúne 30 espaços da Cidade em uma noite especial. 

Casa do Baile traz programação especial no Noturno nos Museus. (Foto: Fred Tonucci)
Casa do Baile traz programação especial no Noturno nos Museus. (Foto: Fred Tonucci)

Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria e Fundação Municipal de Cultura, o Noturno nos Museus é uma iniciativa que estimula conhecer e revisitar a programação cultural dos museus da cidade, em horário noturno e especialmente desenvolvida para essa celebração.

Durante o Noturno, a experiência com as atividades culturais propõe ampliação das relações do público com esses espaços, criando vínculos com os visitantes. Neste ano, o projeto integra as celebrações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha com exposições e programações culturais nos museus localizados na região.

Além disso, a programação conta também com o Circuito Portinari, especialmente criado para essa data, em homenagem ao artista Cândido Portinari, que destacará obras icônicas do artista presentes na Pampulha e também na Regional Centro-Sul.

Nesta quinta-feira acontece também à comemoração dos 80 anos do Museu Histórico Abílio Barreto – MHAB, inaugurado em fevereiro de 1943, o museu celebra com a abertura da exposição “Belo Horizonte: Fora dos Planos” que revisita o acervo e apresenta para o público obras e documentos importantes para a história da cidade como a planta topográfica original de Belo Horizonte, concebida pela Comissão Construtora da Nova Capital, em 1859.

Assim como em anos anteriores, a 8ª edição do Noturno nos Museus, em parceria com os Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte, localizados em todas as regionais da cidade, oferece transporte gratuito, por meio de vans, até os espaços museais, facilitando, assim, o acesso e a democratização à cultura para os cidadãos.

Para saber mais informações sobre esse serviço, procure o Centro Cultural mais próximo.