• maio 16, 2025
  • 4 minutos

Associação reúne empresários em debate sobre comércio internacional

Associação reúne empresários em debate sobre comércio internacional

Edição do tradicional evento da ADCE-MG marca a estreia do novo presidente da entidade, o advogado Alexandre Figueiredo

Almoço-palestra da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas
Almoço-palestra da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas marca a estreia do presidente Alexandre Urbano em eventos realizados pela entidade (Fotos: ADCE-MG/Divulgação)

 

Na segunda-feira, 12 de maio, a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-MG) promoveu mais uma edição do seu tradicional Almoço-Palestra, que reuniu cerca de 80 empresários na sede da Fiemg, em Belo Horizonte. O evento teve como destaque a palestra “A Importância do Comércio Internacional no Desenvolvimento Global”, conduzida por Sérgio Leite de Andrade, vice-presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas e presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil.

Além da programação temática, a edição foi marcada por momentos simbólicos, como a entrega de pins para novos associados e a primeira fala pública do novo presidente da ADCE-MG Alexandre Figueiredo Urbano.

“Apesar de ter 35 anos como advogado, acostumado com a tribuna, essa é minha primeira oportunidade à frente da presidência. É um momento especial na minha vida pessoal, profissional e espiritual”, declarou.

Urbano saudou os diretores da entidade e reiterou que “não há nenhum órgão que cresça com uma só pessoa”, destacando a importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da ADCE.

A abertura contou ainda com uma participação de Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE Uniapac Brasil, que destacou a importância das ações regionais. “Toda a atuação da ADCE Brasil só é possível pela participação de cada regional”, afirmou. Ele também anunciou o novo curso nacional promovido pela ADCE Brasil, com foco em valores cristãos na gestão empresarial.

Na palestra, Sérgio Leite de Andrade trouxe um panorama histórico do comércio internacional, discutindo os impactos das tensões políticas entre China e Estados Unidos, e defendendo a valorização da produção nacional, especialmente no setor do aço.

“Cada país tem uma vocação e consegue produzir algo de forma competitiva. Nós, brasileiros, temos o exemplo mundial do nosso agro, assim como toda a nossa indústria pulsante”, afirmou.

Sérgio reforçou a necessidade de equilíbrio nas relações comerciais e da busca por soluções conjuntas: “O que temos que buscar é o diálogo, o entendimento e a compreensão. Todos nós desejamos que essa guerra comercial traga equilíbrio. As soluções estão sendo construídas, e vamos trabalhar juntos para que a gente construa caminhos viáveis”.

O evento foi encerrado com um momento de debate aberto entre os presentes, com intervenções espontâneas e respostas de Alexandre Figueiredo e Sérgio Leite. A troca de ideias enriqueceu ainda mais o encontro, reafirmando o papel da ADCE-MG como espaço de diálogo, formação e promoção da ética cristã no ambiente empresarial.

Galeria – Momentos do almoço-palestra da associação empresarial: