• novembro 20, 2023
  • 4 minutos

Belo Horizonte sedia congresso da imprensa especializada em turismo

Belo Horizonte sedia congresso da imprensa especializada em turismo

Associados da Abrajet de vários estados vêm a Minas Gerais para conhecer os atrativos da capital, além do Instituto Inhotim, em Brumadinho

Igreja da Pampulha em Belo Horizonte está na programação do congresso
Igreja da Pampulha faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, um dos locais a serem visitados pelos congressistas (Foto: Pixabay)

Belo Horizonte sedia nesta semana o 38º Congresso Nacional da Abrajet, que reúne jornalistas especializados em turismo de vários estados do País. De 22 a 26 de novembro, os profissionais vão participar de uma programação intensa, que inclui passeios em diversos atrativos da capital, como Conjunto Arquitetônico e Cultural da Praça da Liberdade, complexo da Pampulha, Mercado Central e Feira Hippie. O grupo também terá a oportunidade de conhecer o Instituto Inhotim, em Brumadinho, um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo.

O congresso propriamente dito acontece no Belo Horizonte Plaza Hotel, com a participação dos presidentes estaduais, coordenadores regionais e membros do conselho nacional. O programa é exclusivo, uma tradição realizada em todos os congressos da entidade. Na parte da tarde, haverá a assembleia geral com todos os associados da entidade.

Leia mais:

Azul anuncia voo direto de Confins para Araxá

Valorização do setor turístico no congresso da Abrajet

Nesta edição o congresso terá como temas “O valor e a importância da Abrajet para a divulgação do setor Turístico Nacional e de Minas Gerais, seus destinos culturais e históricos”. Palestras, solenidades, visitas guiadas à complexos arquitetônicos, artísticos e culturais com relevância no turismo cultural, histórico e gastronômico de Minas Gerais fazem parte das atividades.

A solenidade oficial de abertura acontece no dia 22 de novembro no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro, com a participação de diversas autoridades municipais e estaduais, além de cerca de 75 associados regionais de diversos estados, e do presidentes nacional da Abrajet, Evandro Novak (SC), e da Abrajet/MG, José Aparecido Ribeiro (MG).

Durante o evento acontecem homenagens a personalidades do trade e a dois ex-presidentes da entidade regional, como os saudosos jornalistas Hélio Fraga e Ênio Fonseca, que serão representados pelos seus familiares.

Homenagem na ALMG

No dia 23, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite, convida para a Reunião Especial requerida pelos deputados Antônio Carlos Arantes e Mauro Tramonte, para homenagear a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Minas Gerais (Abrajet/MG) pela comemoração dos 40 anos de sua fundação.

“Apresentaremos a experiência jornalística da imprensa especializada em turismo no fomento, divulgação e incremento de nossa arte, por meio da apresentação de museus e artistas mineiros radicados no estado. Mostraremos aos congressistas nossa diversidade cultural, ricas experiências gastronômicas e visuais em nossa capital e em alguns municípios vizinhos”, resume o presidente da Abrajet/MG, José Aparecido Ribeiro.