• agosto 25, 2023
  • 3 minutos

Hotel em Minas Gerais: investimentos apontam crescimento no turismo

Hotel em Minas Gerais: investimentos apontam crescimento no turismo

Tribe na zona sul de BH, resort de luxo no Inhotim e retorno do Grogotó em Barbacena: novos investimentos de olho no aumento da atividade turística no Estado

WhatsApp Image 2023 08 25 at 12 51 46 (1)
A Clara Resorts prevê a inauguração do hotel butique em Inhotim em 2019 (Foto: Brendon Campos)

Minas Gerais irá ganhar novos hotéis já a partir deste ano, o que comprova a expectativa da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de um aumento importante da atividade turística em todo o Estado. Neste mês de agosto, a rede Ennismore confirmou a inauguração de um hotel na região centro-sul de BH na marca lifestyle Tribe. Também foi anunciado o prosseguimento do projeto para a construção de um hotel butique no badalado Instituto Inhotim, em Brumadinho.

Leia mais: 

Novo conceito com o Livorno Residence

Nesta semana, o tradicional Hotel Grogotó, em Barbacena, promoveu um evento para marcar o retorno de suas atividades, após o arrendamento feito pelo empresário Luís Fernando de Faria, proprietário da Leiteria São Luís na vizinha Santos Dumont. Em 2020, o Senac e a Fecomércio, donos do hotel, decidiram encerrar as atividades por razões financeiras.

O hotel da Tribe é o primeiro da marca na América do Sul e fruto da parceria da Ennismore e a Accor e localiza-se à rua da Bahia, perto do Minas Tênis I e da Praça da Liberdade, em um prédio que pertencia ao Governo de Minas. Contará com 79 quartos e suítes, restaurante, lounge bar e rooftop, salas de reuniões, fitness center e áreas de lazer. O projeto do hotel tem assinatura da Focus Arquitetura, com design de interiores da designer mineira Beth Nejm.

Criada na Austrália em 2019, a Tribe é voltada para atender a viajantes que buscam uma experiência hoteleira de alta qualidade a um preço acessível. Hoje possui 50 hotéis, alguns em locais emblemáticos, tais como Paris, Amsterdã, Londres, Bali, Phnom Penh.

O outro hotel previsto para Minas Gerais pertence a Clara Resorts que anunciou a compra de um hotel butique e de uma área destinada a um novo resort de luxo em Inhotim. A expectativa é que o empreendimento comece a operar em 2029.

A sustentabilidade, cultura e momentos especiais para serem vividos em família são algumas das características certas e presentes no novo espaço em Inhotim, garante a CEO do grupo, Taiza Krueder. A executiva afirma ainda que a construção do hotel, pertencente ao empresário Bernardo Paz, fundador do Inhotim, foi iniciada em 2011, com projeto da arquiteta Freusa Zechmeister, e interrompida em 2014.

Mas os novos empreendedores pretendem manter o projeto original, com intervenções na área molhada para modernizar e atualizar o espaço. A gastronomia diferenciada será um outro ponto forte do hotel.