• novembro 20, 2023
  • 3 minutos

Javier Milei vence as eleições argentinas

Javier Milei vence as eleições argentinas

Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno

Screenshot 20231120 090246 Instagram
Javier Milei vence as eleições argentinas (Foto: Reprodução Instagram)

A população argentina elegeu, neste domingo, 19, seu próximo presidente, o então candidato Javier Milei. Ele derrotou o candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.

Leia mais: 

Azul anuncia voo direto de Confins para Araxá

Ao votar no início da tarde, Milei disse que “tudo o que tinha de ser feito já foi feito” e a hora de as pessoas falarem tinha chegado, “apesar da campanha do medo”. O candidato da coalizão La Libertad Avanza disse que o momento era de esperança, para impedir o que chamou de “continuidade da decadência”.

Javier Milei

Economista, Milei promete dolarizar a economia e extinguir o Banco Central argentino para acabar com a inflação, não privatizar a saúde e as escolas públicas.

Alçado à fama como comentarista econômico em programas de televisão, Milei se diz amante de cães e, segundo a mídia argentina, tem vários clones de um cachorro que viveu de 2004 a 2017. Embora tenha se aliado a políticos da direita tradicional no segundo turno, como o ex-presidente Mauricio Macri e a candidata derrotada Patricia Bullrich, o candidato vencedor atraiu o voto sobretudo dos mais jovens ao se posicionar contra aos políticos tradicionais, que chama de “a casta”.

Durante a campanha, Milei foi comparado a políticos como o ex-presidente norte-americano Donald Trump e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O futuro presidente argentino define-se como libertário e anarcocapitalista e declarou-se defensor de ideias como a comercialização de órgãos e a livre venda de armas. Durante o segundo turno, criticou o papa Francisco, a quem chamou de comunista.

Fonte,: Agência Brasil