• maio 25, 2024
  • 3 minutos

Vacina contra a gripe está disponível nas 60 lojas Araujo em todo estado

Vacina contra a gripe está disponível nas 60 lojas Araujo em todo estado

Como forma de contribuir para o aumento da cobertura vacinal, rede de drogarias disponibiliza o imunizante  para pessoas acima de seis meses de idade

Vacinação Foto Avaka Pixabay
A vacina da gripe é para pessoas acima de seis meses de idade (Foto: Avaka/Pixabay)

A chegada do outono marca o aumento de casos de gripe. As temperaturas mais frias e a queda da umidade do ar tornam as pessoas mais suscetíveis às infecções, o que faz da vacina contra a doença uma importante medida de prevenção, reduzindo o risco de contaminação.

Este ano, a campanha de vacinação foi antecipada pelo Ministério da Saúde. Tradicionalmente disponibilizado entre abril e maio, o imunizante começou a ser oferecido à população no final de março. No entanto, a campanha ocorre por grupos prioritários e mais vulneráveis e não abrange todos os públicos. Para contribuir com o aumento da cobertura vacinal, a Drogaria Araujo também oferece o imunizante a todas as pessoas acima de seis meses de idade.

De acordo com Isabel Dias, gerente técnica da Drogaria Araujo, as vacinas trivalentes protegem contra três cepas do vírus, sendo duas de influenza A e uma B. Já as tetravalentes (ou quadrivalentes) fortalecem a imunização contra os quatro subtipos, garantindo um reforço na proteção.

“As vacinas atuam protegendo o organismo contra os diferentes tipos de vírus influenza, reduzindo o risco de complicações graves da gripe. Além de contribuir para a imunidade coletiva e reduzir o tempo de inatividade devido à doença. Quando ela é aplicada antes da temporada de frio os resultados são ainda mais satisfatórios”, ressalta.

Ela lembra que pacientes idosos ou com comorbidades enfrentam maior risco de complicações com a gripe devido ao enfraquecimento do sistema imunológico e a presença de condições de saúde pré-existentes. “A gripe pode levar a complicações graves, como pneumonia, e a recuperação pode ser mais difícil. Por isso, é crucial que essas pessoas recebam a vacina contra a gripe anualmente e tomem medidas preventivas adicionais para proteger sua saúde”, alerta.

Para pessoas acamadas e demais interessados, a Araujo oferece a vacina contra a gripe por meio do atendimento domiciliar. O serviço é feito por profissionais especializados a partir de correto protocolo de higienização e conservação do imunizante.

Cuidado com a gripe

A gripe é uma doença viral contagiosa que pode resultar em complicações graves, hospitalizações e até mesmo morte, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças pequenas e pessoas com condições médicas subjacentes. Como o vírus da Covid-19 ainda continua circulando e infectando as pessoas, a prevenção de doenças respiratórias adicionais torna-se ainda mais crucial para proteger a saúde individual e coletiva.

A vacina da gripe está disponível em 60 unidades da Drogaria Araujo, em Minas Gerais. Os clientes podem consultar a loja mais próxima ou agendar o atendimento domiciliar pelo Drogatel no número 3270-5000.