• setembro 13, 2023
  • 5 minutos

Baretto recebe Manoel Beato

Baretto recebe Manoel Beato

O Baretto Belo Horizonte recebe o sommelier do grupo Fasano, Manoel Beato para uma degustação de cachaças brasileiras.

 

Manoel Beato
O Baretto Belo Horizonte recebe o sommelier do grupo Fasano, Manoel Beato

No próximo dia 20 de setembro às 19h30min, o sommelier harmoniza pessoalmente um menu de oitos diferentes tipos de cachaças em oito tempos, com reservas limitadas. As escolhas feitas por Beato são de diferentes estados e regiões do Brasil e feitas especialmente para a ocasião que conta com rótulos como: Weber Haus do Rio Grande do Sul, Gouveia Brasil e Vale Verde de Minas Gerais, Serra Limpa da Paraíba, Santa Rosa XIV do Rio de Janeiro, Tulha de São Paulo e Serra das Almas da Bahia. Todas as degustação serão acompanhadas de entradas pensadas pelo chef Marcelo Pace para serem harmonizadas.

Leia mais:

Grupo Stellantis investe R$ 8,5 bilhões em motores de baixa emissão em Minas

 

Bio Manoel Beato

Manoel combina vinho com música, gastronomia com literatura e sua generosidade intelectual o faz o mais encantador e o menos didático entre os verdadeiros conhecedores de vinho.
Sua trajetória começou ao descobrir seu enorme prazer em servir, quando cursava letras na UNESP em Assis, SP, depois de fazer alguns bicos como garçom foi trabalhar num sofisticado restaurante no interior da cidade.
Era 1984 e Manoel tinha 20 anos quando Cauby Peixoto apresentou-se no restaurante. Em sua performance saiu pelo salão distribuindo o microfone para quem se dispusesse a acompanhá-lo. O jovem garçom equilibrava uma bandeja quando Cauby lhe cedeu o microfone. Manoel saiu cantando, afinadíssimo. No salão, Cauby servia as mesas com a bandeja de Manoel. A cena o marcaria para sempre. Foi naquele restaurante que Manoel descobriu que o aprender é infindável.
Em 1986 foi trabalhar no hotel Maksoud Plaza em São Paulo. Depois se empregou no restaurante Saint Germain onde conheceu novos sabores e novos vinhos. Ali recebeu e aceitou o conselho de ir para a Europa aprofundar seus conhecimentos. Trabalhou primeiro em Portugal por quatro meses e depois na França numa colheita de uvas na Borgonha e em um restaurante de cozinha italiana em Grenoble, por quase um ano.
Ao voltar, empregou-se no Le Bistingo, cujo proprietário, Michel Thenard, era um profundo conhecedor de vinhos, dono de uma boa biblioteca sobre o tema e apaixonado pelos dois assuntos que mais mobilizam o tempo e a vida de Manoel – gastronomia e enologia. Foram quase três anos de aprendizado e a sua chance de saber mais, de pesquisar mais, e preparar-se para a enorme tarefa de atender clientes, de relacionar-se com produtores e com toda a complexa cadeia que envolve a bebida.
Em 1992 Manoel começou seu trabalho no Fasano. Nos primeiros anos de Fasano aproveitava para passar suas noites de folga com um seleto grupo. Degustavam vinhos e trocavam conhecimentos. Tudo isso e mais a conhecida disposição para conversas, a educação e gentileza no tom certo, com que trata os clientes.
Nos últimos anos, o repertório de Manoel ampliou consideravelmente, graças a uma vida totalmente dedicada ao ofício: experimenta algo em torno de 20 mil amostras de vinho por ano! As viagens, cursos e palestras são constantes. Sua agenda repleta.
Em 2006, seus conhecimentos tornaram-se best seller: seu livro Guia de Vinhos Larousse vendeu mais de oitenta mil exemplares. Por mais de 5 anos, apresentou o programa Adega Musical nas rádios Eldorado FM e Estadão FM. O vinho e a música. É mais um passo para a popularização deste prazer que Manoel acredita piamente ser “para todos”. Em parceria com a Sommèliere Juliana Carani, criou a Vinobeato, empresa que realiza eventos, palestras, cursos, enoturismo, gerenciamento de adegas e negociação de adegas e rótulos especiais. No final de 2011, lançou o livro “Cachaça” em que é co-autor, juntamente com o renomado fotografo Araquém Alcântara e em 2015, o livro Queijos Brasileiros à Mesa com Cachaça, Vinho e Cerveja, em parceria com o autor Bruno Cabral.
Paulista de Vera Cruz, Manoel Beato não só abraçou com sucesso sua profissão de sommelier, como, ao mesmo tempo, ajudou-a a glamurizar-se e a popularizar-se.

Serviço

Hotel Fasano Belo Horizonte
Rua São Paulo, 2.320 – Lourdes
Reservas (31) 3500-8900

Baretto Belo Horizonte
Endereço: Rua São Paulo, 2.320 – Lourdes
Telefone: (31) 3500-8970 | (31) 98412-4080 (whatsapp)
Horário: Sexta e sábado: 21h às 03h
Cartões de crédito e débito: Todos
Acesso para deficientes, Wi-fi e Valet/Manobrista no local.
Reservas limitadas e mediante pagamento.
Degustação por pessoa R$ 590,00 (Bebidas não alcoólicas e taxa de serviço inclusos)