• fevereiro 26, 2024
  • 4 minutos

BH Stock Festival prevê medidas para minimizar impactos ambientais

BH Stock Festival prevê medidas para minimizar impactos ambientais

Sétima etapa da principal categoria do automobilismo nacional tem disputa marcada para agosto em circuito de rua de cerca de três quilômetros no entorno do Mineirão 

IMG 20240226 WA0047(1)
O cuidado com os resíduos gerados durante a Stock Car em BH inclui o rerrefino do óleo lubrificante utilizado pelas equipes (Foto: Victor Eleuterio)

Após cerca de sete horas de discussão a maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) aprovou, nesta semana, as licenças necessárias para a realização da sétima etapa da Stock Car em Belo Horizonte.

Leia mais: 

Kardian a caminho

A prova já está no calendário oficial da principal categoria do automobilismo nacional e marcada para dia 18 de agosto. Faz parte de um evento maior, o BH Stock Festival, que começa dia 15 daquele mês. A etapa será a sétima do calendário anual da Stock Pro Series e realizada em Circuito de Rua, com cerca de 3.200 metros extensão, com estrutura montada ao redor do Estádio Mineirão.

Mais de 100 pessoas, entre técnicos, especialistas e membros da sociedade civil, participaram das discussões na reunião on-line do Comam. O superintendente da SudecapSudecap, Henrique de Castilho, apresentou detalhado plano de preservação e de compensações ambientais que serão implantadas pelo executivo e pelos organizadores da prova.

Entre as iniciativas está a construção de um sistema de tratamento acústico para evitar que os ruídos provocados pelos carros não incomodem os moradores do bairro e os animais que ficam no Hospital Veterinário da UFMG, localizado na região. Além disso, a prefeitura afirma que a prova terá carbono neutro e uma série de medidas vão ser implantadas para compensar os gases emitidos pelos veículos.

Para respeitar os protocolos de segurança, a PBH terá que cortar 73 árvores no entorno do Mineirão. Para compensar, quase 500 unidades serão plantadas na capital mineira.

O cuidado com os resíduos gerados durante o evento também é uma responsabilidade assumida pela organização do BH Stock Festival. Será realizado o rerrefino do óleo lubrificante utilizado pelas equipes, por meio da empresa brasileira LWART, que faz a coleta de todos os fluidos utilizados pelas equipes da Stock Car e da Fórmula 1 no Brasil. Isso confere à iniciativa o Certificado de Destinação Final, documento de valor legal que assegura a conformidade com as normas ambientais.

O prefeito Fuad Noman afirma que o evento terá um impacto muito positivo. Será transmitido para 171 países, vai injetar R$ 200 milhões na economia e projetar a capital mineira internacionalmente, além de gerar empregos e renda, e fazer a promoção de investimentos e estímulo à economia local, com aumento no consumo de bens e serviços e fomento no turismo.

Além da adrenalina na pista, o público poderá desfrutar de diversas atividades no entorno do Mineirão com diversos shows musicais e experiências gastronômicas. Os custos de todas as intervenções são de responsabilidade das empresas organizadoras (Speed Seven, DM Corporate e Vicar).