• maio 29, 2025
  • 3 minutos

Câmara de BH faz homenagem pelos 100 anos do Automóvel Clube

Câmara de BH faz homenagem pelos 100 anos do Automóvel Clube

Solenidade é proposta pela vereadora Marcela Trópia e reconhece a importância histórica, cultural e arquitetônica da instituição centenária

homenagem ao ACMG na Câmara Municipal
Diretoria do Automóvel Clube de Minas Gerais com a vereadora Marcela Trópia, durante a homenagem na Câmara Municipal de BH (Foto: ACMG/Divulgação)

 

A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou, no dia 27 de maio, uma Reunião Especial em homenagem ao centenário do Automóvel Clube de Minas Gerais. Proposta pela vereadora Marcela Trópia (Novo), a solenidade aconteceu no Plenário Amynthas de Barros e contou com a presença de representantes da sociedade civil, autoridades locais e membros da diretoria do clube, fundado em 1925 e reconhecido como patrimônio histórico da capital mineira.

Para Marcela Trópia, o reconhecimento celebra não apenas a longevidade da entidade, mas sua relevância na construção da identidade urbana e cultural de Belo Horizonte.

“O Automóvel Clube é um símbolo da nossa história. Ao completar 100 anos, ele segue sendo referência de preservação, convivência e vida cultural na cidade. Essa homenagem é um gesto de respeito à memória e ao futuro desse patrimônio mineiro”, afirma a vereadora.

Localizado na Avenida Afonso Pena, o edifício do Automóvel Clube de Minas Gerais foi tombado em 1988 por seu valor arquitetônico e histórico. O prédio é palco de eventos sociais e culturais que marcaram gerações e atualmente passa por um processo de revitalização, em meio a uma série de atividades comemorativas ao centenário.

O presidente da instituição, Ragheb Hamad Filho, também participou da cerimônia. Para ele, a homenagem reflete o papel que o clube desempenhou — e continua a desempenhar — na vida da cidade.

A cerimônia integra a agenda oficial de eventos alusivos aos 100 anos do Automóvel Clube, que incluem ainda bailes, concertos e iniciativas de recuperação do patrimônio arquitetônico. Tudo sob o comando do competente diretor Social do Automóvel Clube Franklin Bethonico, que está no cargo há mais de 10 anos organizando os eventos com maestria.