• janeiro 29, 2024
  • 5 minutos

Carnaval BH: blocos afro se apresentam no Parque Municipal

Carnaval BH: blocos afro se apresentam no Parque Municipal

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, tradicional espaço de lazer da capital mineira será palco para a realização do Kandandu, com apresentação dos blocos afro da cidade; previsão de público é 4 mil pessoas por dia 

 

Foto parque municipal aereo sergio augusto domingues 1
O Parque Municipal deBH será palco de apresentações de blocos afro no Carnaval 2024 (Foto: Sérgio Domingues/Divulgação PBH)

 

 

O Carnaval de Belo Horizonte em 2024 apresenta muitas opções, com mais de 500 blocos de rua que desfilarão durante a folia com variadas opções de estilo musical, além de apresentações culturais em vários espaços espalhados pela cidade. O Parque Municipal, localizado no Centro da capital mineira, também receberá uma parte da folia.

 

 

Leia mais: 

Feira de Quadrinhos em BH começa na terça-feira (30)

 

 

“A apresentação dos blocos afro no Parque Municipal será em formato de show, em cima do palco. Não irão ocorrer cortejos nas dependências do parque. As apresentações serão semelhantes às agendas que já ocorrem habitualmente no local. Além disso, haverá controle de acesso na área do show e limite de público e a Prefeitura de Belo Horizonte irá disponibilizar uma estrutura de atendimento caso os animais necessitem”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

 

A entrada ao evento é gratuita, com controle de acesso e revista no local, além do gradeamento dos jardins mais próximos da área das apresentações. O palco para a programação do Kandandu será montado em uma área de gramado ao lado do Palácio das Artes. As demais áreas permanecerão abertas ao público para os diversos usos rotineiros do Parque (prática de esportes, uso de brinquedos, contemplação, etc).

 

 

Em relação aos cuidadores dos gatos que são parceiros da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, a PBH informa que eles poderão realizar normalmente suas atividades juntos aos animais nos dois dias de programação do Carnaval, dentro das normas e diretrizes já conhecidas e acordadas com a administração do espaço.

 

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá disponibilizar duas ambulâncias e equipe especializada em resgate de fauna para estarem no local, formada por quatro médicos-veterinários socorristas e bombeiros civis.

 

O que é o Kandandu

 

O Kandandu, encontro de blocos afro da cidade, é uma manifestação artística construída coletivamente pela sociedade civil, Associação dos Blocos Afro de Minas Gerais (Abafro) e Belotur.

 

 

Os blocos afro realizam, durante todo o ano, trabalhos socioculturais, tornando-se polos de promoção, manutenção e compartilhamento de cultura afro-brasileira, por meio de suas práticas e projetos. A palavra Kandandu, que na língua africana kimbundu significa “abraço”, também expressa a união de filosofias, ideias, conhecimentos e vivências por meio da ancestralidade africana.

 

 

O evento deste ano terá dois dias de apresentações dos blocos associados; Afoxé Bandarerê, Bloco Arrasta Bloco de Favela, Bloco Afrodum, Magia Negra, Oficina Tambolelê, Samba da Meia Noite e Swing Safad.

 

99 banheiros fixos no Carnaval

 

 

A PBH vai instalar 99 pontos fixos de banheiros durante o feriado do Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, para os foliões de blocos de rua em bairros como Cruzeiro, Buritis, Barro Preto, Lagoinha, Santa Tereza, Floresta, Centro e Savassi.

 

 

banheiros fixos carnaval
PBH irá colocar 99 banheiros fixos para os foliões durante o Carnaval (Foto: Leo Lara)

 

 

Somados os pontos fixos, que funcionam apenas no feriado, e as cabines volantes, que acompanham a programação de todos os blocos de rua da cidade, a Belotur disponibiliza, entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro, 13.482 diárias de banheiros químicos para os foliões. Deste número, 282 cabines são adaptadas para pessoas com deficiência.

 

 

O mapa com os endereços dos pontos fixos dos banheiros pode ser conferido no Portal Belo Horizonte.