• janeiro 18, 2024
  • 4 minutos

Carnaval da Liberdade: ações para garantir uma folia tranquila

Carnaval da Liberdade: ações para garantir uma folia tranquila

Expectativa é gerar mais de 50 mil empregos diretos e que a festa movimente mais de R$ 1,8 bi na economia mineira

 

20240118111729 IMG 3704
O governador Romeu Zema durante o lançamento do Carnaval da Liberdade nesta quinta-feira (18) (Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)

 

Minas Gerais terá o Carnaval da Liberdade e o Carnaval da Tranquilidade em 2024. O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (18) com a presença do governador Romeu Zema e de secretários de estado. Neste ano, o governo de Minas organiza e coordena ações de diferentes pastas e órgãos visando à realização de uma festa inclusiva e segura, com opções para todos os públicos.

 

Leia mais:

Tráfego Pago: ferramenta pode ajudar no crescimento empresarial

 

Com o Carnaval da Liberdade e também o Carnaval da Tranquilidade, o objetivo é estimular o desenvolvimento da festa popular não apenas na capital, mas, também, pelo interior do estado, com a promoção dos destinos de diversas regiões mineiras.

 

“Vamos ter um carnaval como nunca tivemos. E, quando se fala em cultura, estamos falando de economia criativa, que gera empregos em grandes quantidades. Queremos que o Carnaval de Minas seja um evento diferente de tudo o que existe no Brasil. Carnaval, para muitos, é a hora de ir para avenida, para festa, sambar, mas, para outros tantos, também é a hora de ir pra um lugar mais tranquilo. E aqui em Minas nós temos opções para todos”, avaliou Zema.

 

A previsão, conforme a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), é que a folia movimente R$ 1,8 bilhão na economia da criatividade. A expectativa de público, ainda segundo a Secult, é que o fluxo turístico chegue a 12,1 milhões de foliões e turistas em todo o estado, sendo 6,6 milhões no interior e 5,5 milhões em BH.

 

“Estamos há 11 meses consecutivos na liderança do turismo no país com um crescimento expressivo. Isto porque a promoção de Minas Gerais tem funcionado, seja com nosso Carnaval, o Minas Santa, nossa gastronomia ou nossos destinos turísticos. Tudo feito de maneira muito efetiva. De forma inédita, o governo de Minas fez campanhas em capitais chamando as pessoas para virem para Minas Gerais”, detalhou o secretário Leônidas Oliveira.

 

Carnaval da Tranquilidade

 

Para quem quer curtir o Carnaval da Tranquilidade, Minas oferece destinos turísticos que combinam aventura, religiosidade, gastronomia, cultura e riquezas naturais. As opções são variadas: 20 parques municipais, 44 estaduais, seis naturais e nove parques ecológicos, mais de 1 mil cachoeiras, dez estâncias hidrominerais, 22 grutas, nove cavernas, quase 30 represas, 70 mirantes, incluindo o famoso Mirante dos Planetas, mais de 150 museus, 50 mercados registrados, sendo os principais deles os Mercados Municipais, e mais de 500 igrejas registradas no Portal Minas Gerais, além de 200 capelas e 40 santuários.

 

Caxambu, Araxá, São Lourenço, Cambuquira, Carrancas, Serra do Cipó, Ibitipoca, Três Marias, Serra da Canastra, Cordilheira do Espinhaço, Poços de Caldas, Conceição do Mato Dentro, São Gonçalo do Rio Preto, Aiuruoca, Tabuleiro, São Thomé das Letras e Açucena são algumas opções de destinos para quem quer aproveitar o Carnaval da Tranquilidade 2024.

 

Estandes estarão na recepção no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e na Rodoviária da capital, com distribuição de materiais para promover os destinos mineiros, seus roteiros e atrativos.