• novembro 16, 2023
  • 5 minutos

Centro de BH ganha 462 novas câmeras de vigilância

Centro de BH ganha 462 novas câmeras de vigilância

A Prefeitura de Belo Horizonte adquiriu 462 novas câmeras para dar mais segurança ao Centro de Belo Horizonte; moderno sistema de videomonitoramento começou a ser instalado na última terça-feira (14)

 

Prefeitura Câmeras no Centro de BH
As novas câmeras de vigilância darão mais segurança ao Centro de Belo Horizonte (Foto: Amira Hissa/PBH)

 

Para aumentar a sensação de segurança de quem trabalha e transita pela região, a Prefeitura de Belo Horizonte adquiriu 462 novas câmeras, que começaram a ser instaladas na terça-feira (14), com um investimento total de R$ 8 milhões. A medida faz parte do programa de revitalização da região, o Centro de Todo Mundo.

 

Leia mais

Pátio Savassi recebe Festival de Teatro Infantil

Os novos equipamentos substituirão 133 câmeras do Sistema Olho Vivo, colocando no lugar de cada uma delas uma câmera speed dome (modelo giratório) e duas fixas, sendo parte delas com tecnologia embarcada de analíticos de inteligência artificial. Essa tecnologia possibilita aos operadores receber um tipo específico de situação, como a de pessoas praticando vandalismo, fazendo descarte clandestino de lixo, entre outras.

 

Câmeras de reconhecimento facial

A cidade ganhará ainda 20 câmeras com reconhecimento facial, além de 11 novos pontos de monitoramento (equipados com uma câmera speed dome e duas fixas, complementadas por analíticos de inteligência artificial), distribuídos no entorno do Parque Municipal, na Rua Sapucaí, na Rua Rio Grande do Sul e na região da Lagoinha. O Parque Municipal ainda terá mais 10 fixas.

As novas câmeras ampliarão a capacidade e a qualidade do videomonitoramento realizado em tempo real no Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), beneficiando não somente a segurança, mas também a limpeza urbana, fiscalização e o controle do trânsito.

Segunda etapa

Uma segunda etapa do projeto será implementada no ano que vem, quando serão instaladas 146 câmeras com capacidade de leitura de placas veiculares é um investimento de R$ 4 milhões. No entanto, os equipamentos serão implantados de forma estratégica pela cidade e a previsão é que estejam operando até julho de 2024. Além de monitorar o trânsito, esses dispositivos contribuirão na localização de veículos furtados ou envolvidos em acidentes.