• agosto 18, 2023
  • 4 minutos

Cidade é o habitat da BMW CE 02

Cidade é o habitat da BMW CE 02

Com previsão de chegar ao Brasil neste semestre, nova motocicleta elétrica da BMW tem duas versões de motorização e dois modos de pilotagem

Moto elétrica CE 02, da BMW Motorrad, (Foto: Divulgação CC / BMW)
Moto elétrica CE 02, da BMW Motorrad, (Foto: Divulgação CC / BMW)

Apresentada na Europa há um mês, a moto elétrica CE 02, da BMW Motorrad, deve desembarcar no mercado brasileiro ainda neste semestre. No velho continente o modelo custa cerca de US$ 8 mil, o equivalente a R$ 40 mil, mas aqui o fabricante ainda não deu pistas sobre valores.

Leia mais:

Motor turbo e câmbio CVT incrementam a pick-up Strada

A CE 02 foi criada para a cidade e o ambiente urbano. Percebe-se sua vocação pelo perfil ágil, prático e design até simples e despojado.

As rodas são grandes para garantir estabilidade em terrenos de diversos tipos. No quesito estilo se destaca pelo preto como cor básica para quadro, rodas, para-lama dianteiro e carenagem superior aliado ao cinza granito metálico fosco para a tampa do motor.

Na versão especial Highline, a nova CE 02 exibe uma aparência extrovertida e colorida, com garfos anodizados dourados e um design de cor contrastante.

A versão com potência de 3,2kW (4cv) tem velocidade máxima limitada a 45km/h, enquanto a versão de 11kW (15cv) oferece uma experiência de condução dinâmica, com velocidade máxima de 95km/h, o que permite deslocamentos urbanos prolongados.

A elétrica alemã pesa 132 quilos (versão de 11kW) ou 119 quilos (versão de 4kW). Possui dois modos de pilotagem padrão: Flow e Surf. O primeiro oferece a configuração ideal para navegar no tráfego urbano, enquanto o segundo é para uma experiência de pilotagem dinâmica, além do tráfego intenso da cidade. Mas o modo de direção “Flash”, disponível no equipamento opcional Highline e também como acessório original da BMW Motorrad, funciona como uma adição esportiva e dinâmica.

A BMW CE 02 vem de série com um carregador externo dotado de uma potência de até 0,9kW, ao permitir que os processos de carregamento sejam realizados de forma rápida em tomadas domésticas padrão. A recarga pode ser mais rápida com o carregador de até 1,5kW de potência, disponível no equipamento opcional Highline e como acessório original (apenas na versão de 11kW).
No cockpit, há um visor TFT informa sobre a velocidade e o status da carga da bateria. Uma tomada de carregamento USB-C também permite o fornecimento de energia a um smartphone através de um APP.

O chassi da CE 02 conta com uma estrutura de circuito duplo resistente à torção feita de aço tubular. Os garfos telescópicos com amortecimento hidráulico operam na frente, enquanto um braço oscilante de um lado e um amortecedor de articulação direta são usados na parte traseira.

Os pneus largos são montados em rodas de liga leve fundidas sob um design de roda de disco, enquanto freios a disco garantem desaceleração melhor na frente e atrás. A ação do sistema ABS está presente apenas no freio da roda da frente.