• fevereiro 23, 2024
  • 2 minutos

Glossário de expressões da CNT ganha versão web

Glossário de expressões da CNT ganha versão web

Com consulta gratuita, ferramenta permite o acesso a definições e conceitos que fazem parte das características e especificidades de cada modalidade do transporte.

IMG 20240223 WA0000
Agora acessível na internet, Glossário da CNT reúne a linguagem do dia a dia do setor da mobilidade (Foto: Divulgação / CNT)

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) passou a disponibilizar também na versão web o Glossário CNT do Transporte, até então acessível apenas no mobile (aplicativo). O material contém com palavras e expressões conhecidas por quem faz parte de cada segmento do transporte, mas cujo significado pode ser ignorado pelas demais pessoas. Ideia é compartilhar o conhecimento também aos “leigos” no assunto.

A ferramenta reúne 926 termos do setor, com suas respectivas definições, sinônimos, traduções para outros idiomas e muito mais. Aborda, por exemplo, o significado de palavras curiosas, como caíque, biruta e dormente, que representam, respectivamente, um bote a remos, um indicador das condições do vento e um componente das ferrovias. Na internet, a página pode ser acessada por celular ou computador.

“O recurso reúne a linguagem do dia a dia do setor. Trata-se de um espaço no qual o usuário pode consultar as principais definições de termos relacionados a todas as modalidades de transporte”, pontua o gerente de desenvolvimento do transporte da CNT, Tiago Veras.

Em alguns casos, as expressões remetem a publicações da CNT nas quais elas aparecem. O banco de consultas será atualizado com novas palavras que façam parte das pesquisas, dos estudos e das análises técnicas da Confederação.

O Glossário conta, ainda, com a colaboração dos usuários, que poderão sugerir a inserção de novos termos em versões posteriores da ferramenta.

Saiba mais: www.glossario.cnt.org.br