• março 26, 2024
  • 3 minutos

Comida di Buteco exalta gastronomia raiz e o bar familiar

Comida di Buteco exalta gastronomia raiz e o bar familiar

Evento começa em abril. O preço do petisco será R$35 em todos os bares participantes

WhatsApp Image 2024 03 26 at 12 12 05
1960 Bar é um dos estabelecimentos participantes do Comida di Buteco 2024 (Foto: Divulgação/Comida di Buteco)

Entre os dias 05 de abril e 05 de maio, Belo Horizonte recebe mai8s uma edição do Comida di Buteco, que promete movimentar a Cidade. Ao todo, 121 participantes, recorde dentre todos os anos, competem pelo título de melhor buteco e são avaliados por seu petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.

Leia mais: 

Trânsito: 54% das aprovações em 2023 foram mulheres

Desta vez, o evento conta com estabelecimentos de todas as nove regionais da capital mineira, sendo 39 butecos novatos ou que voltam a participar depois da ausência em 2023.

O Comida di Buteco 2024 possui tema livre, ou seja, não há ingredientes especiais obrigatórios para a criação de receitas. Além disso, o lema do concurso é “Somos todos Buteco”.

O Concurso, que agora é realizado em 27 circuitos e em todas as regiões do país, começou em Belo Horizonte e vem formando uma comunidade botequeira que valoriza a gastronomia raiz e o bar familiar.

De acordo com Maria Eulália Araújo, cofundadora e diretora do Comida di Buteco, o mês de abril tem tradicionalmente celebrado a cultura butequeira no país e os butecos ‘com dono atrás do balcão’ vêm se tornando também referências gastronômicas e espaços para todos.

“Queremos fazer com que abril seja o mês especial para celebrar a cultura do buteco, assim como é fevereiro para o Carnaval. Para além da comida, o buteco é um lugar muito democrático. Assim como há pessoas que vão para exterior para conhecer a gastronomia raiz daqueles locais, queremos que o público enxergue nos butecos um lugar de referências culinárias”, comentou.